Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Catedral de Faro

Imóvel de Interesse Público - 

 

Igreja construída sobre as ruinas do antigo templo romano, foi mesquita durante o período árabe sendo adaptada a Igreja após a conquista de D. Afonso III.

Foi elevada a sede de bispado em 1577, ano em que ocorreu a mudança do assento episcopal de Silves para Faro.

O ataque das tropas Inglesas e os terramotos que abalaram a cidade obrigaram a sucessivas obras de reconstrução do edifício, alterando significativamente a sua traça primitiva.

Ficou-nos um edifício cujo exterior reflete a intervenção de várias épocas, com um interior de características renascentistas e uma decoração de estilo barroco.

 

Igreja de três naves, separadas por colunas dóricas e arcos de volta perfeita. Tem capela–mor e sete capelas construídas em diferentes períodos.

In Faro, Evolução Urbana e Património, PAULA, Rui M.; PAULA, Frederico; edição da Câmara Municipal de Faro, 1993.

 

  

Fotos cedidas por Tertúlia Algarvia

São de salientar os retábulos que se encontram no seu interior, alguns de primorosa execução, e o órgão do século XVIII com motivos em chinoiserie.

Na envolvente à Catedral de Faro, no Largo da Sé, são de destacar a existência de dois edifícios notáveis, o Paço Episcopal e o Seminário Episcopal de S. José.

 

Ficha Técnica 

Classificação

Imóvel de Interesse Público

Encomenda

Bispos do Algarve

Autor/es

Frei Paio e Frei Pedro (conjetural), Manuel Martins (talha); Arp Schnitger, organeiro; Francisco Correia, pintor

Data de construção/reconstrução/outras intervenções

Séc. XIII, XVI, XVIII, XX e XXI

Tipologia

Arquitetura Religiosa com manifestações gótica, estilo chão e barroca. Planta longitudinal com capela-mor, duas capelas colaterais, três naves, sete capelas laterais e coro-alto

Particularidades

Fachada precedida por torre com galilé e portal em arco quebrado. Interior: capela-mor coberta por abóbada com caixotões. A capela-mor, as capelas colaterais e as restantes inscritas nas naves laterais apresentam ornamentações em talha e azulejaria. Na nave central sobressai o órgão barroco de três castelos e quatro nichos. Junto ao claustro, situa-se a Capela dos Ossos

 

 

+ INFO

Morada:
Largo da Sé
8000-138 Faro
37º0'47.76''N 7º56'5.62''W
Tel. (+351) 289 823 018
E-mail: catedraldefaro@gmail.com 

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro