Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Seminário Episcopal de S. José

Edificação Notável -

Multimédia0

 

Edifício de arquitetura rococó e neoclássica ergue-se no Centro Histórico, no interior das muralhas medievais, no Largo da Sé.

Multimédia1

Começou a ser construído em 1787 durante o bispado de D. José Maria de Melo e está parcialmente adossado às muralhas da Vila adentro, apresentando dois corpos distintos.

Multimédia2 

Do lado norte, ligado ao edifício da Paço Episcopal, um tramo construído nos finais do seculo XVII, com cantarias trabalhadas exuberantemente.

In Faro . Evolução Urbana e Património, PAULA, Rui M.; PAULA, Frederico; edição da Câmara Municipal de Faro, 1993

No lado sul, o segundo troço do edifício foi construído no seculo XVIII, tendo sido contratado o arquiteto genovês Francisco Xavier Fabri para terminar as obras do seminário, respeitando a volumetria e a composição do alçado principal.

O edifício ainda mantém a função para o qual foi construído, a formação do clero regular.

 

Ficha Técnica 

Classificação

Edificação Notável

Encomenda

Bispos do Algarve (D. Afonso de Castelo Branco; D. José Maria de Melo; D. Francisco Gomes de Avelar)

Autor/es

Francisco Xavier Fabri, (séc. XVIII)

Data de construção/reconstrução/outras intervenções

Séc. XVI, XVII, XVIII, XIX e XX

Tipologia

Arquitetura religiosa, rococó e neoclássica. Planta longitudinal, com dois pisos

Particularidades

A construção apresenta duas fases distintas: a primeira: a norte, foi realizada, reaproveitando as iniciais casas episcopais, por D. José Maria de Melo (1787-89) e faz a ligação com o Paço Episcopal, através de um passadiço ao nível do andar nobre; a segunda, a sul, promovida pelo Bispo D. Francisco Gomes de Avelar a cargo do arquiteto Francisco Xavier Fabri

  

Morada:Largo da Sé, nº 198000-138 Faro37º0'48.11''N 7º56'7.68''WTel. (+351) 289 898 300 - chamada para a rede fixa nacionalE-mail: seminariodefaro@gmail.comWebsite: www.seminario.diocese-algarve.pt

Vista exterior