Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Bicicletas partilhadas

Bicicletas partilhadas

Noticias

30 de abril 2013

Por proposta da Câmara Municipal foi aprovado ontem (29 de abril) em Assembleia Municipal a abertura de concurso público de concessão de espaços públicos para implementação e exploração de sistemas de bicicletas partilhadas. Faro, passará a contar com uma nova modalidade de transporte público, será um meio de mobilidade saudável e amiga do ambiente e com vantagens para a saúde dos utilizadores.

O concurso que agora vai ser aberto possibilitará a exploração deste sistema por um período de 20 anos (renovável por mais 5) e ficará com a responsabilidade de colocar, sem quaisquer custos para o Município de Faro, todo o equipamento necessário para disponibilização do serviço. Será ainda da sua responsabilidade assumir todos os encargos respeitantes ao design, fabrico, aquisição, instalação, limpeza, manutenção, conservação, beneficiação, reparação, renovação e melhoria de todos os equipamentos instalados e obviamente, a gestão e exploração de todo o sistema de alugueres mediante o definido no clausulado do contrato. É de referir que a tabela de preços tem que ser aprovada previamente pela autarquia (a atualização de preços será feita anualmente tendo como referência o índice de preços no consumidor publicado pelo Instituto Nacional de Estatística) e que os munícipes residentes serão beneficiados por um plano de descontos.

Além da fiscalização do serviço, o Município terá ainda o direito a um espaço publicitário previamente acordado para promoção de atividades institucionais e receberá anualmente o valor que o adjudicatário apresentar pelo conjunto de estações, sendo que o preço base da concessão será de 250,00€ anuais, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

O concurso será lançado para 20 estações, sendo que as primeiras 8 deverão estar operacionais 120 dias após a assinatura do contrato e as restantes 12 serão implementadas após o quinto ano do contrato. Assim, as estações que arrancam no início do projeto localizam-se no Jardim Manuel Bivar, Estação da CP, Largo de São Francisco, Parque da Pontinha, Mercado Municipal, Campus da Penha, Parque das Figuras e Campus de Gambelas. As restantes estações estão previstas para: complexos desportivos municipais, Liceu João de Deus, Escola Pinheiro e Rosa, Escola Neves Júnior, Montenegro, Praia de Faro (Entrada e Centro Náutico), rodoviária nacional, IPDJ PSP e Escola Joaquim Magalhães, Escola Tomás Cabreira, Hospital Central de Faro e Largo do Carmo.

Faro tenta assim acompanhar as tendências de muitas cidades que tem beneficiado de um sistema de transporte público saudável e amigo do ambiente. A necessária concessão dos espaços públicos necessários ao desenvolvimento e implementação deste sistema de bicicletas partilhadas demonstra a confiança que a autarquia deposita na dinâmica da sociedade civil para dinamizar e ser um parceiro no desenvolvimento do concelho.