Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Centro da cidade requalificado com telas de ensombramento

Centro da cidade requalificado com telas de ensombramento

Noticias

03 de junho 2015

Foi iniciada, no passado dia 01 de junho, a montagem de telas de ensombramento nas ruas pedonais do Centro Histórico de Faro, com base no projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Faro, que contou com a colaboração da ACRAL e da Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.
Esta intervenção visa a requalificação do espaço público, no sentido da salvaguarda, da qualificação e da dinamização do centro da cidade, propondo a criação de um ambiente protegido dos estremos estivais, que reduza os efeitos da incidência direta da radiação solar, pelo que as telas serão retiradas durante o período de inverno.
A fixação das telas de ensombramento é efetuada na fachada dos imóveis que marginam os arruamentos, em local adequado, que não descaracteriza nem danifica os edifícios, e que garante a salvaguarda dos edifícios classificados que se encontram nesta área. Este projeto teve aprovação da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Prevê-se que a fase do processo que agora decorre (trabalhos preparatórios de posicionamento espacial das ancoragens) seja concluída no prazo de duas semanas, sendo que a instalação dos “toldos-vela” será efetuada em fase sequente.
Os arruamentos que serão intervencionados, nesta fase, são os seguintes: Rua da Marinha; Rua Ivens; Rua Tenente Valadim; Rua Dom Francisco Gomes; Rua de Santo António; Rua 1.º de Dezembro; Rua Rebelo da Silva; Rua Vasco da Gama; Rua Baptista Lopes; Travessa da Mota e Rua Conselheiro Bivar.
O prazo total do procedimento de fornecimento e instalação das telas termina em 02 de abril de 2016, prevendo-se que grande parte das mesmas seja colocada ainda este verão.
A intervenção em causa é financiada através do PO Algarve 21 – Eixo 3, tendo integrado a candidatura denominada Programa de Ações Integradas da Vila Adentro e Baixa Comercial de Faro.
O Município de Faro espera, numa altura em que o calor começa a “apertar”, oferecer um novo conforto aos munícipes e turistas que visitam a baixa. Os toldos, para além da principal função de ensombramento, darão um ar mais alegre às principais artérias de Faro, transformando-a num espaço comercial a “ceú aberto”, incentivando as caminhadas nesta zona e possibilitando uma revitalização do “coração” da cidade.