Site Autárquico

Visit Faro

 

Mapa do Concelho

 

Mapas e Plantas de Localização

PUBLICAÇÔES

Iniciativas

CircuitosProteção CivilBolsa de VoluntariadoBolsa de Entidadesfaro autêntico

Projetos

 

Avós e Net - Informática para seniores

 

É um novo projeto de formação em informática para seniores que a BMF começou a promover desde 18 de março de 2013.
Este projeto destinado a maiores de 50 anos anos, tem como objetivo contribuir para dotar ou aumentar a literacia informática de uma faixa etária que, muitas vezes, se sente menorizada porque não teve oportunidade de aprender a lidar com os computadores e as novas tecnologias da informação.

 

Programa: abordagens a conceitos básicos, ferramentas e programas do Windows, processamentos de texto, introdução e pesquisas na Internet; criação e utilização de e-mail, bem como das redes sociais, nomeadamente o facebook.


Requer marcação prévia com direito a certificado de participação
N.º máximo de participantes: 5

 

Literacia para Todos – Desenvolvimento de Competências em Literacia da Informação na Biblioteca Municipal de Faro 
 
O objetivo deste projeto é fornecer aos utilizadores da Biblioteca ferramentas que lhes permitam utilizar a informação de uma forma efetiva e crítica, dotando-os de competências no âmbito da literacia da informação, de forma a potenciar a sua capacidade de aceder, pesquisar e utilizar a informação disponível nos diversos suportes.
 
Público-alvo: Público adulto
N.º máximo de participantes: 10 (sujeito a inscrições mínimas)
Duração: 90 mins.
Datas/Horário: Terça-Feira, das 10h00 às 11h30 ou das 14h00 às 15h30
Inscrições obrigatórias. Confere-se certificado de participação. 


Ao Sabor das Palavras – Ateliers de Promoção da Leitura e de Escrita Criativa
 
É um projeto da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa que tem como objetivo alargar a leitura a espaços não convencionais, desenvolvendo atividades de promoção do livro e o empréstimo de fundos bibliográficos à população reclusa.
Os ateliers desenvolvidos no âmbito deste projeto visam sensibilizar e incentivar para a leitura e escrita através de ações continuadas de contacto com textos de diferentes géneros e autores, de forma a estabelecer um diálogo constante e interativo com os participantes, promovendo o livro como fonte de conhecimento e prazer. Como materiais de suporte serão utilizados poemas, contos tradicionais e contos de autores portugueses e estrangeiros pertencentes ao fundo da biblioteca.


Periodicidade: Mensal
N.º Máximo de participantes: 12

 

 Outros ateliers são dirigidos à comunidade educativa e têm como objetivo incentivar para a leitura e para a escrita através do recurso a técnicas de indução da escrita criativa e de atividades de leitura participada, procurando estabelecer um diálogo constante e interativo com os participantes, promovendo o livro como fonte de conhecimento e prazer. Como materiais de suporte serão utilizados os contos tradicionais e contos de autores portugueses e estrangeiros.

 

Público-alvo: alunos do 3º Ciclo e Secundário
Inscrições obrigatórias

 

Clube de Leitura

 

O Clube de Leitura encontra-se em funcionamento desde novembro de 2005.
É um encontro mensal que procura promover o espírito crítico e a reflexão em torno de uma mesma obra literária. Numa sessão aborda-se a leitura da mesma obra e distribuem-se os exemplares para o mês seguinte. No mês de agosto não há sessão e no mês de setembro discutem-se as leituras de verão. Algumas vezes também procuramos sair fora de portas de modo a proporcionar o convívio entre todos os seus membros. A BMF recorre ao empréstimo interbibliotecas, ou seja, recorre a outros clubes de leitura de outras bibliotecas para nos cederem as obras a título de empréstimo. Tem como principais objetivos:

estimular a leitura e a criação de hábitos de leitura;

promover o espírito crítico e a reflexão;

contribuir para o convívio e a sociabilização.

Tem cerca de 15 elementos fixos, embora ao longo da sua existência tivesse contado com mais de 20 inscrições.
As sessões são bastante animadas e interessantes, uma vez que se procura incutir uma dinâmica interativa, promovendo novas estratégias através da leitura de diferentes géneros literários.

 

MULTIMÉDIA

Browser não suporta conteúdo embebido!

AGENDA