Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Faro estreita laços com a Argentina

Noticias

17 de maio de 2011

Presidente da Câmara Municipal, José Macário Correia, vai deslocar-se à Argentina entre 24 e 28 de Maio, numa visita oficial àquele país. O principal objectivo é o estreitamento dos laços com a comunidade com raízes farenses aí residente e numa perspectiva económica, no sentido de apresentar as potencialidades de investimento existentes no Concelho. Trata-se de um exercício de diplomacia económica e social, designadamente junto da comunidade portuguesa algarvia e farense radicada na Argentina.
 
Nesta ocasião o Presidente da Câmara vai também deslocar-se à Cidade de Comodoro Rivadavia na Província de Chubut, cidade geminada com o Município de Faro desde Janeiro de 2008.  

Em meados do século passado, centenas de farenses e muitos outros de outras localidades algarvias partiram rumo à Argentina. Uns ficaram por Buenos Aires e outros desceram até à Patagónia em Comodoro Rivadavia. Aí residem hoje as 2.ªs e 3.ªs gerações de algarvios com expressão na vida local. Basta ver que o Governador de Chubut é oriundo do Patacão e o Intendente (Presidente da Câmara Municipal) de Comodoro é também descendente de famílias de Faro.
Em 2008, o Governador Mário das Neves e o Intendente Martin Buzzi, estiveram em Faro e assinaram um protocolo de geminação. Ficou Faro de retribuir essa visita, o que agora acontece.
Refira-se também que no Verão passado, a Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia esteve em Faro, com um grupo de jovens em actividades culturais que decorreram em Estoi e em Bordeira.
É neste quadro de relação de respeito para com a comunidade farense residente na Argentina que se realiza esta visita de trabalho, no qual se incluem várias reuniões de carácter económico, empresarial e cultural.
O estreitar de laços entre todos os descendentes de Faro é a nossa missão.

Documentos para Download

Multimédia

Contactos: