Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Mostras e exposições

Através de mostras documentais e exposições tentamos assegurar uma das missões mais importantes do arquivo que é a difusão. Desta forma damos a conhecer documentos que marcaram a História do nosso concelho e incitamos os investigadores a produzirem trabalhos sobre a memória de Faro.

 

Exposição
A toponímia em Faro
Exposição sobre a influência das alterações dos regimes políticos na toponímia local
Local: Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
Org: CMF/BMF/Arquivo Histórico Municipal
Entrada Livre
Até 12 de fevereiro 2016

 

O Soldado português na Primeira Grande Guerra

Ajude a enriquecer a nossa história, perpetuando-a pelas novas gerações.
Se tiver fotografias, documentos ou objetos relacionados com a I Grande Guerra, colabore com o Arquivo Municipal cedendo-os para enriquecimento da exposição “O Soldado português na Primeira Grande Guerra” que se irá realizar na Biblioteca Municipal de Faro, organizada Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes. As fotografias e documentos serão digitalizados e os objetos expostos dentro de vitrinas. Todos os documentos serão devolvidos.
Estará desta forma a enriquecer a nossa História e a perpetuá-la para as novas gerações.
Mais informações: biblioteca.arquivo@cm-faro.pt / 289 870000

 

Mostra Documental
Lápis Azul
Nesta mostra documental, realizada no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 abril, o serviço do Arquivo do Município de Faro reúne alguns exemplares do Fundo Documental da Delegação de Censura à Imprensa de Faro, onde se pode observar os efeitos do famoso “Lápis Azul”.
Numa alusão ao método de censura utilizado durante o Estado Novo damos a conhecer um fundo documental existente no Arquivo Histórico Municipal com documentos que testemunham a falta de liberdade de expressão que se vivia neste período da História, nomeadamente nos jornais regionais, e outras publicações.
Local: Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
Org.:Unidade de Bibliotecas e Arquivos – CMF
23 de abril a 2 de maio de 2014

 

Mostra Documental
Porque se comemora o feriado municipal de Faro no dia 7 de setembro?
No âmbito das comemorações do feriado municipal e dos 473 anos da elevação de Faro damos a conhecer aos nossos leitores e amigos três documentos que marcaram a História do nosso concelho.
Venha conhecer um pouco mais da nossa História e descobrir o motivo pelo qual se comemora o feriado municipal de Faro no dia 7 de setembro.
Local: Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
Org.: Unidade de Bibliotecas e Arquivos – CMF
6 a 20 setembro 2013

 

Mostra Documental
Abastecimento público de água em Faro
A água é um bem essencial para os humanos e para outras formas de vida. Desde sempre que a procura e o uso do precioso líquido foi uma das tarefas mais ingentes da humanidade. Sem entrarmos muito adentro da História, quem não ouviu falar nos aquedutos romanos ou na perícia dos árabes na captação e aproveitamento das águas.
Nesta pequena mostra documental pretendemos dar notícia sobre a evolução do abastecimento de água potável à cidade de Faro, tendo como referência a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Faro (AHCMF), e outra documentação cedida pela Fagar, Faro, Gestão de Águas e Resíduos.
Local: Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
Org.: Unidade de Bibliotecas e Arquivos – CMF
11 a 30 março 2013


 

Mostra Documental
Faro e a implantação da República
Mostra Documental organizada pelos serviços de Arquivo e de Extensão Cultural da Divisão de Bibliotecas e Arquivos que pretende dar notícia de como foi a receção da República no concelho de Faro e divulgar os fundos documentais do Arquivo Histórico Municipal e o espólio de jornais antigos existentes na Biblioteca Municipal.
Local: nos Paços do Município de Faro
Org.:Unidade de Bibliotecas e Arquivos – CMF
4 a 31 de outubro de 2012

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro