Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Recomendações- Prevenção e controlo da lagarta do pinheiro

08/10/2019

O Município de Faro torna públicas as seguintes recomendações com vista à prevenção e controlo da processionária ou lagarta do pinheiro:


Prevenir é melhor que Remediar!
Se suspeita que as árvores existentes no seu prédio são suscetíveis de ataques pela processionária ou lagarta do pinheiro, recomendamos as seguintes medidas preventivas:

- De junho a setembro - Proceder à colocação de armadilhas iscadas com feromonas sexuais nas árvores em causa, para a captura dos machos adultos (fase de borboleta), devendo usar-se 1 armadilha/ha em espaço rural e 5 armadilhas/ha em espaço urbano. Estas armadilhas não são dispendiosas nem difíceis de utilizar e encontram-se disponíveis em lojas locais da especialidade ou através da Internet;

- De meados de setembro até final de outubro - Proceder a tratamento com inseticida microbiológico à base de uma bactéria Bacillus thuringiensis, que atua ao nível do intestino da lagarta, provocando paragem da alimentação e paralisia intestinal, ou a tratamentos através do método de endoterapia;

De novembro até ao final de maio – Efetuar tratamento mecânico com remoção dos ninhos que se observam. Após a remoção, o ninho deve ser queimado ou deitado no lixo em saco bem fechado. Durante este período podem ainda colocar-se cintas de papel ou plástico embebido nas duas faces com cola inodora à base de poli-isolbutadieno, à volta da árvore para que as lagartas ao descerem do tronco fiquem aí coladas. Não é um método totalmente eficaz porque as primeiras lagartas ficam retidas mas as seguintes passam-lhes por cima e continuam as procissões. Recentemente surgiram no mercado armadilhas que, colocadas no tronco da árvore, permitem a captura eficaz das lagartas, evitando que as mesmas atinjam o solo e concluam o seu ciclo biológico. São dispositivos reutilizáveis, livres de produtos químicos e feromonas.

ATENÇÃO!
Ao realizar qualquer dos tratamentos aconselhados, particularmente no que se refere à remoção dos ninhos, deverá sempre:
 Usar luvas;
 Proteger os olhos, usando óculos apropriados;
 Proteger o pescoço;
 Usar máscara de proteção no nariz e boca;
 Relativamente aos tratamentos químicos, devem ser seguidas as normas de segurança de aplicação constantes nos rótulos de cada embalagem.

 

Consulte AQUI o edital 229.

Para mais informações pode ainda consultar:
https://www.dgs.pt/ficheiros-dos-microsites/norte/processionaria-latgarta-do-pinheiro-pdf.aspx
https://www.sns24.gov.pt/alerta/lagarta-do-pinheiro/
https://www.inem.pt/2018/02/19/conselhos-do-ciav-lagarta-do-pinheiro/
http://www2.icnf.pt/portal/icnf/faqs/prag-doe/processionaria-ou-lagarta-do-pinheiro

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro