Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Arqueologia

O património arqueológico é constituído por todos os restos materiais da existência dahumanidade. A arqueologia é uma disciplina científica que estuda os elementos dessepatrimónio para extrair informações históricas acerca das sucessivas ocupaçõeshumanas e seu contexto. Deste modo, o seu campo cronológico estende-se desde oaparecimento do homem até aos nossos dias. Os vestígios arqueológicos podem serencontrados em ambiente terrestre ou subaquático.O património arqueológico é de todos, uma vez que constitui testemunho dos povos aolongo do tempo; reveste-se de um interesse cultural relevante e reflete valores dememória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ouexemplaridade.

MissãoO Serviço de Arqueologia da Câmara Municipal de Faro tem por missão investigar,salvaguardar, gerir e valorizar o património histórico – arqueológico do concelho deFaro. É um serviço catalisador e de apoio a todas as ações que tenham em vista adefesa do nosso património. Tem como prioridade (entre outras) a gestão de toda aatividade arqueológica levada a cabo no nosso concelho.

 

Contactos:museu.municipal@cm-faro.ptTelefone: 289 870 827/9Chamada para a rede fixa nacionalMorada: Largo D. Afonso III, 14. 8000-167 Faro

 

Carta de Sensibilidade Arqueológica da Cidade de Farohttp://mapas.cm-faro.pt/geoportal/mapa/pmot

Sítios com intervenção arqueológica no Concelhohttp://mapas.cm-faro.pt/geoportal/mapa/pmot

Sítios Arqueológicos identificados na Carta Arqueológica do Concelhohttp://mapas.cm-faro.pt/geoportal/mapa/pmot

 

(Para efetuar a pesquisa em "mapas de Faro", aceder a "temas", selecionar "arqueologia" e a opção pretendida)