Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

setores

Setor Infantojuvenil

O livro infantil revela-se ao seu público permitindo que este o consulte, vezes sem conta, no Setor Infantojuvenil da Biblioteca. É possível encontrá-lo em duas zonas distintas: a Bebéteca e o Infantil temático. Este setor contém ainda um número bastante significativo de literatura infantil e juvenil, de autores portugueses e de autores estrangeiros e livros temáticos. Estes encontram-se arrumados em estantes identificadas e de fácil localização por parte de grupos de estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos que visitam a regularmente a Biblioteca. Além do livro os mais novos deparam-se com outros recursos disponíveis também para consulta como: revistas, material audiovisual e multimédia, internet, jogos, fundo destinado aos encarregados de educação, etc. Ainda é possível encontrar uma sala destinada a atividades lúdicas denominada Ecoteca e outra à Hora do Conto.

 

 

Setor Audiovisual

O leitor pode encontrar recursos, como o material audiovisual e multimédia, em todos os setores da Biblioteca Municipal. No entanto, é no Setor de Audiovisuais que vai encontrar uma maior número deste tipo de documentos reunidos, além de outros:

- Fundo vídeo (CV e DVD);
- Fundo áudio (CD);
- Recursos eletrónicos (Cd-rom e Dvd-rom);
- Acesso à internet;
- Postos para audição de cd´s;
- Equipamentos para visualização de filmes;
- Banda Desenhada para adultos;
- Fundo bibliográfico das áreas do cinema, teatro, música.
Poderá ouvir as suas músicas preferidas: música clássica, jazz, moderna, étnica, portuguesa...
Poderá ver os seus filmes preferidos: ação, comédia, drama, filmes portugueses...
Poderá aceder à Internet ou realizar os seus trabalhos pessoais, bem como consultar o catálogo da Biblioteca. O período máximo de utilização dos computadores é de 1 hora por dia. O utilizador pode previamente reservar o seu tempo de utilização, através de marcação no local ou pelo telefone 289870051. A utilização dos computadores é gratuita, sendo apenas cobrados os custos de impressões e fotocópias, solicitados para fins de estudo, pesquisa ou trabalho e os custos relativos aos danos causados nos documentos e seus invólucros.


 

Setor de Adultos

Este setor localiza-se no 1º piso da Biblioteca. O leitor vai deparar-se com os livros que estão arrumados nas estantes, em livre acesso, seguindo a Classificação Decimal Universal.
Assim neste espaço poderá encontrar:


- Obras de referência (enciclopédias, dicionários);
- Livros de ficção;
- Livros em língua estrangeira;
- Estudos para completar os seus trabalhos escolares;
- Obras sobre Faro e o Algarve;
- Jornais diários nacionais e regionais;
- Revistas de informação geral ou especializada;
- Estatísticas;
- Material visual e multimédia de caráter didático.

Para além das obras disponíveis em livre acesso nesta sala, existem outras arrumadas em depósito e assinaladas no catálogo com a cota DEP/, que também podem ser consultadas no Setor de Adultos;
O catálogo informatizado da Biblioteca encontra-se disponível em todos os computadores. Existe também um posto de consulta exclusivamente dedicado à consulta do catálogo;
Caso tenha dúvidas sobre como efetuar uma pesquisa ou sobre o funcionamento da Biblioteca, peça a ajuda de um dos funcionários de serviço neste espaço;
O acesso à Internet é gratuito e o período de utilização é de uma hora / dia, salvo se existirem computadores disponíveis. Poderá fazer a sua reserva antecipadamente, no local ou pelo telefone 289870047.

 

Setor de Empréstimos

Neste setor é possível obter informação sobre os serviços da Biblioteca e outras atividades culturais do município e efetuar a sua inscrição como leitor.
O cartão de leitor pode ser obtido por qualquer pessoa, independentemente de ser residente, estudante ou trabalhador no concelho de Faro. Para tal basta dirigir-se a este setor e preencher uma ficha de inscrição e apresentar um comprovativo de morada (recibo da água ou luz, ou outro). Atualmente já não é preciso entregar 1 fotografia tipo passe, uma vez que a Biblioteca já dispõe de equipamento para o efeito.
Local onde se processa a receção e o empréstimo de documentos que estão sob o regime de leitura domiciliária. O leitor poderá requisitar um total de 11 documentos de uma só vez: 3 livros,  2 revistas, 1 material didático, 2 filmes, 2 cd’s e 1 cd-rom. Pode renovar apenas o prazo de empréstimo de livros, por duas vezes e por igual período, se não estiver pendente um pedido de reserva sobre os mesmos.Também poderá solicitar a renovação dos prazos dos documentos que se encontram emprestados através do endereço do email bemprestimo@cm-faro, dentro do horário de funcionamento da Biblioteca.
Também se efetua a venda de publicações apoiadas e editadas pela Câmara Municipal.

 

Auditório

O auditório da Biblioteca é um espaço polivalente, com capacidade para 146 lugares sentados, convertível em sala ampla, destinado à realização, pela Biblioteca, de atividades regulares de difusão e promoção cultural, informativa e educativa.
O auditório também é cedido a entidades externas, desde que as ações a realizar sejam de caráter público e se enquadrem nos objetivos da Biblioteca.

Integradas no programa de actividades da Biblioteca, realizam-se neste espaço:
- Sessões de animação cultural, colóquios, debates e conferências;
- Representações teatrais, musicais ou de dança;
- Visionamento de registos de vídeo com fins didáticos;
- Reuniões de interesse para a comunidade municipal;
- Exposições.

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro