Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Museus

Para todos os gostos

Aquele que deseje ter mais informações sobre o passado histórico de Faro tem no Museu Municipal a escolha certa. Existem achados arqueológicos que nos guiam pelo passado romano e islâmico deste território, com especial destaque para o imponente mosaico do Deus Oceano, datado dos primeiros séculos cristãos. Não faltam brasões de famílias importantes, pinturas provenientes das melhores oficinas italianas e portuguesas dos séculos XVII e XVIII ou telas do conhecido Carlos Porfírio a lembrar que por aqui se contavam lendas de mouras.

Mas se a opção é mais etnográfica também pode sorrir. No Museu Regional, aberto desde a década de 60 pela mão de Carlos Porfírio, contempla-se uma região de costumes e tradições, de arquiteturas populares, de trajes e profissões, através de fotos antigas, cenografias e manequins.

Fique descansado se prefere a arte contemporânea. Visite a Galeria Trem e não dará o tempo como perdido. A programação tem alternado entre nomes consagrados e artistas que estão a sobressair. Aqui pode ver obras das mais distintas naturezas, que a cada exposição tornam este espaço mais surpreendente e carismático.

Falta o Centro Interpretativo do Arco da Vila, caso os seus interesses estejam mais direcionados para a arquitetura monumental. Neste espaço, além da indispensável contextualização histórica desta construção, tem acesso a uma vista soberba sobre a ria e sobre o centro histórico.  

O difícil vai ser mesmo escolher. Não existem razões para deixar de entrar nos museus da cidade de Faro. Dá para todos os gostos.

 

Marco Lopes Chefe de Divisão de Museus, Arqueologia e Património Cultural