Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Exposições permanentes ou de longa duração

  • A Sala Islâmica

    Os objectos expostos provêm da cidade islâmica de Santa Maria (Faro); em termos museográficos optou-se por simular os espaços de uma casa islâmica, integrando-os para uma mais fácil compreensão. A cronologia dos objectos situa-se entre os séculos X e XIII.

  • Os Caminhos do Algarve Romano

    A exposição convida-nos a ouvir a mensagem que os cidadãos romanos de Ossónoba nos legaram através da escrita na pedra, onde podemos descobrir desde sentimentos íntimos a dedicatórias oficiais da Respublica Ossonobense aos imperadores.

  • Os Rostos de Oceanus

    O Mosaico do Oceano (séc. II/III d.C.) é um objecto de extrema importância para o conhecimento da cidade de Ossónoba (Faro), pois veio comprovar a existência de uma área comercial na cidade extra-muros. É uma prova da vitalidade económica, comercial e social da cidade no século III d.C..

  • Pintura Antiga dos séculos XVI a XIX

    Magnífico conjunto de 63 pinturas que mostram a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios. Obras do séc. XVI ao XIX, com estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico.

  • O Algarve encantado na obra de Carlos Porfírio

    As lendas, recolhidas por Ataíde de Oliveira no final do séc. XIX, serviram de inspiração ao pintor Carlos Porfírio em meados do séc. XX. O imaginário das mouras encantadas sobreviveu até aos nossos dias.

Multimédia

Contactos: