Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Atividades Culturais

No âmbito Cultural existem um conjunto de iniciativas que são organizadas na Divisão de Cultura e Turismo e que contribuem para a dinamização cultural do concelho e que em muitos casos envolvem a comunidade local.

  • Feira do Livro

    A Feira do Livro da Cidade de Faro conta já com trinta e seis edições. Tem lugar na primeira quinzena de agosto, no Jardim Manuel Bivar, funcionando entre as vinte e as vinte e quatro horas.
    Para além de proporcionar a possibilidade de aquisição de livros a preços mais acessíveis, a Feira do Livro, visa aproximar o livro do público em geral trazendo-o para a rua. Durante os 15 dias de duração estima-se que a feira seja visitada por cerca de 30.000 pessoas.
    As atividades da feira são complementadas com animação, sessões de autógrafos, apresentações de livros e sessões de leitura.

  • Passagem de Ano

    A Festa de Passagem de ano visa celebrar o ano que passou e dar as boas vindas ao que começa, com alegria, ao som de música para dançar, com bandas e dj’s convidados. O fogo de artifício constitui o ponto alto desta celebração.

  • Ciclo de Concertos de Natal

    Esta iniciativa consiste num conjunto de concertos diversificados, de entrada livre, com um repertório alusivo à quadra natalícia, onde instrumentos como a harpa, o violino, o piano outras melodias e grandes vozes nos levam a sonhar num ambiente envolvente e carregado de romantismo e magia, como é a capela do Museu Municipal de Faro.
    É um ciclo constituído por 7 concertos, que se realizam ao final da tarde, durante os fins-de-semana de Dezembro e conta com a participação de diversos músicos e Associações locais.

  • Programação de Verão

    A programação de animação cultural de verão tem como objetivo dar vida a alguns locais da cidade, onde numa atmosfera descontraída se poderá, ao início na noite, passear e fruir de uma programação artística diversificada e de qualidade. O acolhimento de espetáculos, onde se inclui o jazz, o fado, o canto coral, a animação de rua, entre outros, em locais como o Jardim Manuel Bivar ou a Vila Adentro, o Museu Municipal, procura criar uma relação mais estreita entre o público e este locais de interesse histórico.

  • Santos Populares e Marchas Populares

    É tradição em Portugal comemorar os Santos Populares, cujas festas decorrem durante o mês de Junho.
    No concelho de Faro estas festas, de cariz tradicional, foram perdendo o impacto e deixando de ser comemoradas com os arrais, marchas e bailes que outrora reuniam a população farense, em grandes festejos, nomeadamente na Vila-Adentro.
    O Município, com o intuito de reavivar estas memórias e tradições, voltou a organizar, no passado ano, marchas populares, onde algumas marchas de diversas zonas do Algarve se juntaram e desfilaram na Praça da Pontinha. Pretende-se que a iniciativa tenha continuidade este ano, com a presença de outras marchas populares da região.
    É também organização do Município, em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção as Festas de Santo António do Alto. Estas festas têm configuração de um arraial popular e realizam-se junto à Igreja de Santo António do Alto, mobilizando a população residente nas imediações.

  • Charolas

    Realiza-se no Domingo mais próximo do Dia de Reis, no Teatro das Figuras, o Encontro de Charolas da Cidade de Faro. Trata-se de um encontro de grupos de Charolas do Concelho, onde cada um apresenta os seus votos para o ano novo e as críticas ao que no ano anterior se passou, na forma de “vivas”. Esta iniciativa visa cumprir uma tradição geralmente associada à Janeiras que, no Concelho de Faro, principalmente na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, assume uma forma particular.

    Documentos para Download

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro