Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Damos-lhe oportunidades

 

Faro enquanto capital tornou-se uma cidade cosmopolita que agrega uma série de serviços, equipamentos e atividades comerciais, os quais, a par do seu património histórico, cultural e natural, constituem uma importante fonte de atração para o investimento privado.

A autarquia por motivos diversos coloca regularmente à disposição oportunidades de aquisição de património propriedade da Câmara de Faro.

Aqui damos-lhe conta de algumas dessas oportunidades.

Se lhe despertámos o interesse e necessita de informação adicional sobre o património aqui exposto poderá contactar a Divisão de Cadastro e Património.

 

 

  • Planeamento estratégico

    Conheça as respostas do Município em termos de Planeamento Estratégico.

    Neste serviço da autarquia procura-se desenvolver mecanismos que facilitem o acolhimento empresarial, o licenciamento, a dinamização de incentivos e outras informações úteis de forma a agilizar processos de investimento no concelho de Faro.

  • PDM (Plano Director Municipal) uma oportunidade

    Unidades Territoriais

    O concelho é marcado sob o ponto de vista geomorfológico e paisagístico por quatro unidades territoriais:

    1 – O sistema urbano (cidade e áreas periurbanas do Montenegro e Gambelas;
    2 – Ria Formosa com o complexo lagunar, as ilhas e o cordão dunar;
    3 – A campina (ocupação agrícola dominante com um povoamento disperso;
    4 – Os cerros, na zona do Barrocal (com alguns aglomerados e núcleos habitacionais, mas ainda fortemente marcados por uma paisagem agricultura e de terrenos de mato).

    O valor paisagístico e cultural destas unidades e a sensibilidade ecológica de algumas delas é hoje reconhecida e encontra-se estabelecida e protegida em diversos instrumentos legais e de gestão do território (Regimes Jurídicos da RAN e da REN, Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, PROT Algarve e PDM).

     

    O que se pretende com o (re)Ordenamento

    A defesa e valorização destas áreas é um dos objectivos estratégicos do PDM (Plano Director Municipal - 1995) com vista à preservação dos seus recursos naturais e  valores culturais insubstituíveis, mas também à possibilidade da sua utilização para o desenvolvimento social, económico e cultural da Região e do Concelho.

    O PDM define o modelo de organização espacial do território municipal.

     

    Objetivos do PDM

    Ordenação do concelho para melhorar o quadro de vida da população de forma ajustada às suas necessidades.

    Rentabilização das infraestruturas urbanas e à proteção dos valores patrimoniais do concelho.

    Apoiar no desenvolvimento das actividades económicas do concelho e da região.

    Reforçar Faro como capital regional através da consolidação e desenvolvimento como capital regional moderna e centro urbano com importância nacional.

    O PDM potencia o desenvolvimento das actividades económicas no concelho em duas vertentes: o desenvolvimento da estrutura económica relacionada com as necessidades da população com base em estimativas de crescimento populacional do concelho e suas necessidades; o desenvolvimento de atividades que estejam relacionadas com o desenvolvimento da região, tendo em atenção o papel específico de Faro no contexto regional.

     

    Mais PDM: PDM no Concelho |Revisão do PDM | Alteraçãos ao PDM

  • Hotel no Complexo Desportivo da Penha

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro