Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Parque Ribeirinho

A intervenção de requalificação ambiental do Parque Ribeirinho de Faro, compreende, de entre várias linhas de intervenção associadas a eixos estratégicos identificados nos Instrumentos de Gestão Territorial, a preservação do património ambiental e paisagístico, com intervenções que visam a renaturalização, reestruturação e valorização do equilíbrio dos ecossistemas e a minimização de situações de risco e dos impactes ambientais.
Propõem-se novos espaços de fruição coletiva que permitam uma nova vivência da cidade e da sua relação com a Ria Formosa, através do reconhecimento da sua excelência ambiental e territorial, reflexo de uma gestão sustentável dos recursos e dos valores naturais, prevendo o desenvolvimento de atividades de recreio e lazer e atividades relacionadas com informação, animação e sensibilização ambiental.

 

A operacionalidade da estratégia de intervenção proposta dá origem a três zonas distintas mas perfeitamente integradas, que englobam as ações a desenvolver no Parque Ribeirinho de Faro:
1. Núcleo Piscatório, Docas e Anfiteatro;
2. Parque Natural;
3. Pomar e Bosque Encantado.

 

O projeto de requalificação do espaço público existente integra-se numa estratégia de restrição do acesso automóvel à área de intervenção e ao nível do espaço exterior público.
Pretende-se assegurar que a circulação viária que exista seja condicionada e restrita aos moradores do núcleo piscatório, ainda que se proponha um pequeno parque de estacionamento junto a esta entrada, o qual poderá ser alvo de exploração.
Na praça que marca a entrada no parque propõe-se a localização de um equipamento para aluguer de meios de transporte público não poluidor (trotinetes, bicicletas, segways, patins em linha), baseados na utilização da energia solar acumulada no sistema de cobertura do parque de estacionamento automóvel, mobiliário urbano diverso, bem como sinalética orientativa e explicativa da temática do Parque.
No âmbito deste projeto prevê-se ainda a ligação pedonal e ciclável ao aglomerado do Montenegro e Aeroporto, a partir do qual será garantida a ligação à Praia de Faro.

 

Situação atual


A empreitada esteve a cargo da Sociedade Polis Ria Formosa e encontra-se concluída.

 

http://www.polislitoralriaformosa.pt/

 

Mais informação sobre este projeto.

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro