Aldeia de Estoi vence mais uma etapa a caminho de se tornar uma das 7 maravilhas de Portugal

12 de abril 2017

Foi com enorme orgulho e satisfação que o concelho de Faro viu, no passado dia 7 de Abril, a Aldeia de Estoi ser escolhida como uma das 49 pré-finalistas na categoria de Aldeias-Monumento, escolhida entre 322 aldeias de Portugal, numa iniciativa da “7 Maravilhas de Portugal”.A Aldeia de Estoi, situada na União de Freguesias de Conceição e Estoi, caracteriza-se pelo seu património riquíssimo de onde se destacam vários monumentos como as Ruínas de Milreu que representam um dos mais importantes sinais da presença romana no Algarve; a Igreja Matriz de Estoi, construída no século XVI e reedificada nos séculos XVII e XIX; o Palácio de Estoi, com os seus jardins, fontes e estatuária; ou a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, templo seiscentista onde se podem encontrar azulejos de padrão do século XVII e uma imagem da Nossa Senhora datada do século XVIII.Não faltam pois razões para a Aldeia de Estoi ser uma das pré-finalistas na categoria Aldeias-Monumento que resultou da procura da “7 Maravilhas de Portugal” das aldeias que representem “um Portugal que inspira” com o objetivo de “…demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades”.A partir de 9 de julho, a RTP irá transmitir aos domingos uma gala dedicada a cada uma das sete categorias. Os portugueses poderão então votar na sua aldeia favorita durante a semana que antecede essa gala, através de um telefonema para um número a designar. A partir de 20 de agosto, data da última gala, a lista final de 14 finalistas ficará fechada. Os portugueses têm, a partir daí, duas semanas para decidir. Os resultados finais das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, serão conhecidos a 3 de Setembro.