Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Câmara e Rotary unidos propósitos de pôr os alunos do concelho a "ver bem para aprender melhor"

Câmara e Rotary unidos propósitos de pôr os alunos do concelho a 'ver bem para aprender melhor'

Noticias

18 de maio de 2017

Está assinado desde o passado dia 10 de maio um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Faro e o Rotary Club de Faro, denominado “Ver Bem para Aprender Melhor”, que pretende promover a terapêutica e a reeducação junto dos alunos do concelho de Faro com problemas visuais, durante os anos rotários de 2016/2017 e 2017/2018.
Este protocolo, que havia sido aprovado em reunião de Câmara no passado dia 4 de Maio, tem como objectivo apoiar os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, desde o pré-escolar até ao 2º ciclo do ensino básico, que sejam identificados como portadores de problemas de visão e em situação de carência económica que os impeça de aceder à aquisição de óculos e/ou à frequência de consultas de oftalmologia, no sentido de lhes proporcionar as devidas condições terapêuticas e de reeducação visual, indispensáveis ao seu desenvolvimento e sucesso educativo.
À autarquia, através do seu Departamento de Ação Social e Educação, caberá fazer o levantamento dos alunos com problemas/deficiências de visão, fazendo posteriormente a análise socioeconómica dos agregados familiares que solicitem o apoio. Ao Rotary competirá realizar as diligências necessárias para apoiar financeiramente a aquisição dos óculos/aros e/ou lentes, assim como para o encaminhamento para a realização de consultas oftalmológicas prévias para um correto diagnóstico e prescrição das medidas a tomar junto de cada aluno.
Ainda de acordo com o protocolo assinado, que é válido até 30 de Junho de 2018, sendo renovável para o ano rotário seguinte, os apoios a prestar têm como limite máximo anual o valor de 1.000€ e só em casos excepcionais o Rotary dará o apoio financeiro mais do que uma vez ao mesmo aluno. Os interessados neste novo programa podem contactar o Departamento de Ação Social e Educação da Câmara presencialmente, através do telefone 289 870 869 ou do e-mail das.dase@cm-faro.pt.
Esperam o Município de Faro e o Rotary Club de Faro contribuir desta forma para o desenvolvimento e sucesso da comunidade estudantil farense garantindo condições de igualdade no acesso a uma melhor educação e aproveitamento das potencialidades de todos os alunos do concelho.

Multimédia

Contactos: