Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Município de Faro disponibiliza no seu site inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia

03 de agosto de 2017

Decorreu no passado dia 18 de maio de 2017, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Faro, a apresentação pública do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia. Apresentação que contou com a presença do Senhor Provedor José Candeias Neto, da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, a Diretora do Arquivo Distrital de Faro, Maria Luísa Pereira e, em representação do Município de Faro, a Chefe de Unidade de Bibliotecas e Arquivos, Sandra Martins.

Esta apresentação concluiu um trabalho de cerca de dois anos, realizado pelo Arquivista Municipal em colaboração com Diretora do Arquivo Distrital de Faro e consistiu no levamento do estado de conservação e organização da documentação e posterior organização, seleção, identificação, que resultou na produção do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro, em formato digital. Passando assim a estar disponível para consulta um dos mais ricos espólios documentais do concelho, composto por quatro fundos documentais (Santa Casa da Misericórdia de Faro; Apostolado da Oração; Junta Hospitalar; Centro de Assistência Social de Faro) e que contêm documentação do início do século XVI (1512) até à atualidade.

Para divulgar e facilitar a consulta da documentação em causa, encontra-se disponível do site do Município de Faro o Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro (http://www.cm-faro.pt/pt/647/arquivo-historico.aspx), sendo que a documentação se encontra depositada no Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Faro situado na Rua da Misericórdia, em Faro.