Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

À descoberta do Barroco

Zurbarán e Murillo são alguns dos grandes mestres para conhecer no Museu Municipal de Faro, em exposição inédita a partir de 23 de Setembro

11 de setembro de 2017

A partir do próximo dia 23 de setembro, data em que se comemoram as Jornadas Europeias do Património, os farenses, e todos os que nos visitam, vão ter a oportunidade única e extraordinária de poder contemplar no Museu Municipal de Faro uma exposição de homenagem aos grandes mestres do barroco andaluz e português intitulada "Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contatos, Coincidências e Divergências”. Nesta mostra inédita, que resulta da parceria estabelecida entre o Museu Municipal de Faro e o Museu de Belas Artes de Sevilha, estarão patentes obras de valor incalculável e de um nível artístico como poucas vezes se viu na nossa região.
A pintura barroca será o tema em destaque, particularmente as influências da escola sevilhana no trabalho dos mestres portugueses e no Algarve durante os séculos XVII e XVIII. Com este mote, a exposição apresenta pintores castelhanos e portugueses, oito ao todo, entre os quais os portugueses Oliveira Bernardes e Marcos da Cruz. A merecer especial expetativa estão naturalmente, as obras a exibir, da autoria de dois dos maiores mestres do barroco andaluz, Bartolomé Murillo e Francisco de Zurbarán.
Na verdade, esta é uma oportunidade rara de conhecer estes pintores bem como o acervo de um dos mais prestigiados museus espanhóis, apreciando ao mesmo tempo algumas pinturas de igrejas algarvias, que receberam significativos tratamentos de restauro ao longo dos anos.
A exposição é comissariada por Luís de Moura Sobral e Lina Lara e conta com importantes mecenas que se associaram mais uma vez a um projeto que constitui um marco histórico na programação do nosso Museu.