Faro solidário apoia Província do Príncipe

27 de fevereiro 2018

Depois das intempéries que assolaram São Tomé e Príncipe num passado recente, o Município de Faro fez chegar variado material clínico e desportivo à Província do Príncipe, no passado dia 20 de fevereiro de 2018, através do navio Álvares Cabral, no valor global de cerca de 2.000 euros.

Esta ação foi integrada no âmbito da iniciativa “Mar Aberto” da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – Associação de Municípios, composto por cerca de 20 municípios portugueses e da qual Faro é um dos membros fundadores. No caso concreto, o apoio prestado ao Príncipe resulta dos esforços concertados dos Municípios de Faro, Amadora, Palmela e Odivelas, com o apoio técnico da Rede e da Marinha Portuguesa.

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – Associação de Municípios tem como objetivo desenvolver contactos e iniciativas, disponibilizando recursos e conhecimento, no sentido de apoiar a cooperação e desenvolvimento das comunidades de língua portuguesa de forma mais efetiva e profícua.

Ainda dentro do espirito desta iniciativa, o Município de Faro, que desde 19 de novembro de 2008 é geminado com a Província do Príncipe, irá fazer chegar, muito brevemente, equipamento destinado aos Bombeiros daquela região, melhorando e aumentando a sua capacidade de intervenção junto da população.

Neste sentido, foi com bastante agrado que o Município de Faro acolheu as palavras do Exmo. Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo Sousa, aquando da sua recente visita a este país irmão, apelando a um maior apoio às comunidades lusófonas e a São Tomé e Príncipe, muito em particular. Faro corrobora as palavras do Sr. Presidente e declara fraterna solidariedade para com estes povos africanos de expressão portuguesa, que constituem aliás um vetor fundamental das suas relações internacionais.