Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Abril em Faro: Pensar Abril, Viver Abril - Comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril

Abril em Faro: Pensar Abril, Viver Abril  - Comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril

Noticias

28 de março de 2018

Faro assume, neste ano de 2018, um papel respeitoso e didático da memória de Abril de 1974. Mais do que os solenes cerimoniais, as manifestações desportivas e os costumeiros espetáculos, Faro quis alargar de modo significante e digno a evocação de Abril e da sua nobre memória.
Desde logo, a comissão de organização das comemorações, cuja curadoria é assegurada pelo cantor, poeta e deputado constituinte, Afonso Dias, decidiu envolver as escolas do concelho, realizando um “25 de Abril pequenino”, em formato de história musicada e um grande número de recitais sobre a “Constituição de 1976 – a Liberdade na lei”, mas também com a realização de um conjunto de colóquios que trazem à cidade capital figuras maiores da Resistência, da Cultura, dos Militares de Abril.
Efetivamente, por aqui passarão, em ocasiões diversas, figuras como: Teresa Rita Lopes numa homenagem que a sua cidade lhe presta, acompanhada por Carina Infante do Carmo da UAlg e Fernanda Guerra da Casa Álvaro de Campos, (6 de Abril, 18h00, Biblioteca Municipal de Faro); Rui Pato e Francisco Fanhais a evocarem José Afonso, que aqui viveu e ensinou durante cinco anos (IPDJ, 16 de Abril, 18h00); Francisco George, Irene Flunser Pimentel, António Pina e Carreira Marques, que nos falarão das conquistas que Abril e a Constituição possibilitaram nos domínios do Poder Local, da Saúde, da Educação, do usufruto da Liberdade (Paços do Município, 10 de Abril, 18h30). E aqui estarão, ainda, o estratega operacional da Revolução, Otelo Saraiva de Carvalho e os também militares de Abril, Martins Guerreiro e Rosado Luz, todos membros integrantes do grupo que encabeçou o momento libertador de Abril de 1974 (Quartel da GNR, 13 de Abril, 18h30).
Mas “Abril em Faro” trará ainda diversas exposições temáticas, espetáculos e outras manifestações na cidade e em todas as freguesias. 

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro