Faro alarga rede de fibra óptica e prepara o futuro das novas tecnologias

08 de outubro 2018

O Município de Faro acordou com a Altice Portugal a expansão da rede de fibra óptica a 80% do total do território, incluindo as zonas rurais.Alexandre Fonseca, presidente executivo da empresa de telecomunicações, anunciou que conta ter esta cobertura no concelho até ao terceiro trimestre de 2019.O protocolo assinado no passado dia 3 de outubro, nos Paços do Município, deu início a um dia intenso de trabalho com a Altice, em que se assinaram diversos outros convénios de grande interesse para o nosso concelho, para a Universidade do Algarve e para a própria Região, destacando-se o apoio da Altice Portugal ao Algarve Tech Hub, polo tecnológico que vai nascer na capital algarvia, ligado a empresas TIC.De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, foi um dia muito positivo:«Os acordos estabelecidos com a Altice terão impactos directos na afirmação do nosso concelho em diversos níveis. Primeiramente, porque ao alargarmos a todos os pontos do território a cobertura de fibra óptica estamos a possibilitar à comunidade por inteiro, o acesso a fluxos de informação muito mais acelerados, capazes de suportar mais eficientemente aplicações de voz, dados, multimédia e vídeo. Em, segundo lugar, o contributo que é dado pela Altice ao projeto Algarve Tech Hub, no qual estamos muito empenhados, permite-nos alargar horizontes para todos os empreendedores, que cada vez mais procuram o Algarve e Faro, como um polo de inovação, dinamismo e empreendedorismo e reforça a oportunidade para sermos a casa de mais empresas tecnológicas, serviços de inovação e start-ups nacionais e de outros países.Em última análise, aumentámos para Faro, para a Academia e para o Algarve, a nossa capacidade de atrair emprego e investimento qualificado em áreas muito diversificadas, aspecto que fica claramente reforçado com a notícia, também conhecida hoje, sobre a realização em 2019, de um grande fórum sobre a digitalização do turismo aqui, no nosso concelho.»De acordo com Alexandre Fonseca, “o alargamento da rede será determinante para a criação de valor e de investimento privado, ajudando a captar mais empresas e investimento para a região com criação de mais emprego”.