Dia Municipal para a Igualdade 2018

23 de outubro de 2018

Faro irá assinalar, no próximo dia 24 de outubro (4ª feira), o Dia Municipal para a Igualdade, no âmbito do Plano Municipal de Igualdade para o biénio 2016-2018 e dos trabalhos promovidos pelo Grupo de Trabalho para a Área da Igualdade.

O Município aceitou, pelo terceiro ano consecutivo, o desafio lançado aos municípios pela ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) de integrar a agenda nacional de iniciativas alusivas a este dia.

Trata-se de uma ação promovida pelo Grupo de Trabalho para a Área da Igualdade (GTAI) do Conselho Local de Ação Social de Faro (CLASF) e de uma iniciativa que pertencerá a um conjunto mais alargado de ações que pretendem, a nível nacional, reforçar a temática da Igualdade junto das comunidades locais.

A nível local, pretende-se sensibilizar a comunidade em geral para a temática da igualdade de oportunidades, divulgar o trabalho realizado pelo grupo de parceiros, os recursos, as ações e os projetos em curso ou desenvolvidos na área da igualdade. Os objetivos passam ainda por reforçar e promover o alargamento da parceria existente, a concertação de objetivos e o reforço da comunicação interinstitucional nos vários territórios do concelho.

PROGRAMA DO EVENTO

Atividade 1 – Igualdade em Rede

09h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Faro
Destinatários: População em geral
Objetivos: Sensibilização para a temática da igualdade de oportunidades e para o papel do homem enquanto promotor de igualdade; Divulgação junto da comunidade do Grupo de Trabalho (dos parceiros, recursos, ações e projetos em curso na área da igualdade); Reforço e alargamento de parcerias; concertação de objetivos e reforço da comunicação interinstitucional.

Promotores: Grupo de Trabalho Área Igualdade: Câmara Municipal de Faro; EME Algarve_APF - Associação para o Planeamento da Família; Sê mais Sê Melhor; EAPN - Rede Europeia Anti Pobreza; ECOS - Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL; MDM - Movimento Democrático de Mulheres; Grupo de Ajuda a Toxicodependentes; Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais de Faro; Associação Xis – Grupo para a Promoção e Proteção dos Direitos LGBTI, Movimento de Apoio à Problemática da Sida e Fundação António Silva Leal.
Apoio: Mercado Municipal de Faro
Parceria: Escola Profissional da Santa Casa de Faro D. Francisco de Avelar

Atividade 2- Exposições

“Para mim igualdade é”

09h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Faro
Destinatários: População em Geral
Objetivos: Refletir sobre as (des)igualdades de oportunidades.
Promotores: CCHA_ FASL e EAPN.

“As Mulheres no Poder Local Rostos na sua Diversidade”

09h00 – 13h00 | Mercado Municipal de Faro
Destinatários: População em geral
Objetivos: Sensibilizar para o aumento da participação das mulheres na vida local e, simultaneamente, para a intervenção no poder local, nomeadamente nos órgãos autárquicos.
Promotores – MDM

Atividade 3 – Viver em Igualdade

14h00-15h00; 14h30-15h30 e 14h00-15h00 | EB 1 de Conceição; EB1 de Santa Bárbara de Nexe e EB1 de Montenegro
Destinatários: 1º ciclo ensino básico; comunidade escolar
Objetivos: Sensibilização para a temática da igualdade de oportunidades e do acesso aos direitos de cidadania.
Promotores: EAPN; ECOS e EME_APF

Sites de interesse:

ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local)

Agenda Nacional do Dia Municipal anos transactos

Documentos para Download