Espírito natalício invade a baixa de Faro

27 de novembro de 2018

Espetáculos de teatro, concertos, dança, animação de rua e atividades científicas são algumas das muitas atrações que fazem parte da animação de Natal na baixa de Faro que o Município está a organizar, em parceria com a ACRAL, Ambifaro e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (ADCZHF).
Com o objetivo de dinamizar o comércio local e a vivência urbana, o Natal em Faro irá proporcionar um ambiente cultural e festivo, direcionado para o envolvimento da população. A baixa da cidade será o principal palco de muita animação, envolvendo várias associações do concelho com atuações que vão alternando entre o Jardim Manuel Bivar e a Rua de Santo António, com repertórios preparados para esta quadra.
Um dos pontos altos será «a chegada do Pai Natal em Bicicleta», no dia 1 de dezembro, que irá marcar o início de muitas iniciativas que irão prolongar-se até dia 24.
O percurso do passeio, gratuito, de cerca de 25 quilómetros, compreende várias zonas do concelho, e os participantes interessados poderão juntar-se ao grupo em qualquer ponto. Terá início às 09h00, na aldeia de Estoi (Largo da Liberdade), passando de seguida pela Conceição de Faro, às 09h30 (junto à sede da junta de freguesia) e pelo Parque de Lazer das Figuras, pelas 10h00. A chegada à baixa da cidade, com passagem pela Rua de Santo António e término no Jardim Manuel Bivar, está prevista para as 10h30. Esta iniciativa é organizada em parceria com a Altimetria Associação Desportiva Associação, o Clube BTT Conceição de Faro, a Associação Desportiva JIC Racing Team, a Associação Temivels d’Atalaia e a Wildpack Associação Desportiva.

A animação continua até dia 22, todos os sábados e domingos, no Jardim Manuel Bivar, ruas da baixa e Praça da Pontinha. O extenso programa inclui desfiles, atividades científicas, desporto, espectáculo com palhaços, patinagem artística, atuações musicais, teatrais e de dança, com a participação de associações e entidades do concelho, como a Associação Filarmónica de Faro, o Grupo Folclórico de Faro, o Centro Ciência Viva do Algarve, o Te-atrito, a Associação Urban Xpression, o Judo Clube do Algarve, a Real Amizade Farense, o Beliaev Centro Cultural, a Amarelarte e a Academia de Dança do Algarve.

Destaque para o Teatro Musical “Peter Pan e a Ilha dos 3 Olhos”, no dia 02, pelas 15:00, no Jardim Manuel Bivar, para o concerto de Natal pelo Externato Menino Jesus, dia 07, pelas 17:00, na Praça da Pontinha e para o musical “A magia dos desenhos animados, com Mickey, Minnie, Chase da Patrulha Pata e Panda do King Fu”, no dia 16, pelas 16:00, no Jardim Manuel Bivar.
A animação de natal será ainda complementada com a “Aldeia Natal”, um mercado com carrosséis que fará as delícias dos mais pequenos, na Praça da Pontinha. Funcionará a partir de dia 1 de dezembro, até dia 24 de dezembro, de quinta-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, com exceção de dia 24 em que estará aberto das 10:00 às 13:00.

O Município anuncia ainda a realização do habitual Concerto de Natal com a participação dos 4 coros do Grupo Coral Ossónoba, na Igreja de São Pedro, no dia 16 de dezembro, pelas 18:00. Um concerto com entrada livre, a não perder.

Programa completo da animação:

Dia 1
CHEGADA DO PAI NATAL EM BICICLETA
Passeio em bicicleta para toda a população
09:00- Saída - Estoi
09:30- Saída- Conceição de Faro
10:00- Saída- Parque de Lazer das Figuras
10:30- Chegada ao Jardim Manuel Bivar
11:00- Desfile do Pai Natal pela baixa
10:30- Atividades científicas pelo Centro Ciência Viva- Jardim Manuel Bivar
15:00- Espetáculo de palhaços- Rua de Santo António
16:00- Espetáculo de patinagem artística- "Hallelujah"- Real Amizade Farense - Praça da Pontinha