38.º Encontro de Charolas dá as boas vindas ao novo em Faro

10 de janeiro de 2019

Irá realizar-se, dia 13 de janeiro (domingo), a partir das 14h30, no Teatro das Figuras, o 38º Encontro de Charolas da Cidade de Faro, com a participação de 12 grupos em representação das freguesias do município.
As tradicionais “janeiras” e cantares ao Menino assumem no concelho de Faro a forma particular de encontros de Charolas, sendo já uma tradição com forte implantação.
Cada grupo atuará durante 30 minutos, prometendo levar alegria, boa disposição e cantares tradicionais, dando também espaço ao despique e à improvisação.
O espetáculo tem a duração aproximada de seis horas, tendo entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Recorde-se que as charolas, cuja atuação pública decorre durante os primeiros dias de cada ano, são agrupamentos de homens e mulheres que, acompanhados por instrumentos (acordeão, ferrinhos, saxofone, pandeiretas e castanholas), atuam em festivais de charolas e percorrem as casas dos amigos e os principais estabelecimentos comerciais da sua zona, lançando cantigas e quadras geralmente improvisadas num ambiente de jovialidade e alegria. Uma das figuras mais importantes nos grupos charoleiros é o “começador”, que representa a figura do maestro.
Existem divergências sobre as origens desta cultura popular, mas julga-se ter surgido em 1918, no final da 1ª Guerra Mundial, para saudar com alegria os conterrâneos que regressavam dos campos devastados de Flandres.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Faro e pelo Teatro municipal de Faro conta com o seguinte programa e grupos participantes:

14:30- Charola da Sociedade Recreativa Bordeirense
15:00- Charola da Casa do Povo da Conceição de Faro