Potencial turístico em crescendo

03 de abril 2019

A Câmara Municipal de Faro organizou, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), a 8ª edição de formação certificada sobre “O Potencial Turístico de Faro”, que hoje, dia 3 de Abril, terminou com uma experiência gastronómica na EHTA e a entrega dos certificados aos formandos.Esta iniciativa teve a duração de cinco dias (um por semana), num total de trinta e seis horas de formação e foi dirigida a profissionais do setor da indústria turística, com o objetivo de melhorar a qualidade da informação prestada aos visitantes do nosso Concelho.A formação teve uma componente de visita, levando os formandos a locais de interesse turístico, a fim de tomarem conhecimento com os diversos produtos turísticos que Faro tem para oferecer aos seus turistas. Nessa oferta integra-se, nomeadamente, o turismo cultural (património histórico/arquitectónico), gastronómico, náutico, de natureza e desporto, com o programa a incluir a visita a museus, igrejas, teatros, restaurantes, Ria Formosa e Ilhas de Faro, Culatra e Farol, entre outros pontos de referência do concelho.Esta é a segunda edição deste curso no ano corrente, o que, para o Vereador Carlos Baía, que tem o pelouro da Promoção Turística tem uma explicação: “a primeira edição de 2019, realizada em Janeiro, registou um elevado número de inscrições, o que nos levou a decidir organizar uma edição extra, nos mesmos moldes, para permitir a participação de todos os inscritos”.Deve recordar-se que o Município de Faro registou um aumento do número de camas na hotelaria, entre 2013 e 2018, passando de cerca de 1.700, para aproximadamente 4.500, distribuídas por todas as tipologias de alojamento. No mesmo período, o número de dormidas, passou de cerca de 290.500 para 520.000, tendo a taxa de taxa de ocupação, que também cresceu ao longo dos últimos anos, sido de 55%, situando-se acima dos valores do Algarve e Portugal.