Município entrega leitores de "microchips" a autoridades

Município entrega leitores de 'microchips' a autoridades

Protocolo integrado em estratégia municipal de combate ao abandono e maus tratos a animais foi assinado, esta quinta feira, no novo Parque Canino de Faro, com PSP, GNR e Polícia Marítima

31 de janeiro 2020

O Município de Faro cedeu esta quinta-feira três leitores de microchips às autoridades policiais do concelho com competências na área de fiscalização de animais (PSP, GNR e Polícia Marítima). A entrega formal aconteceu no âmbito da assinatura de um protocolo que decorreu esta manhã no novo Parque Canino da União das Freguesias de Faro, espaço com 1500 metros quadrados localizado no Alto de Santo António, e contou ainda com uma demonstração do funcionamento dos equipamentos para identificação dos animais.Com estes aparelhos, as autoridades passam a ter possibilidade de identificar o proprietário, a morada, contactos, o registo da vacina de raiva ou de possíveis agressões anteriores do animal. O 'microchip' conta com um código que só pode ser lido através de um leitor, possibilitando assim a sua identificação imediata - caso o animal esteja registados com “microchip”. “A medida está integrada numa estratégia de combate ao abandono e maus tratos aos animais” e vai permitir “uma identificação mais rápida por parte das autoridades no caso dos animais – gatos, cães ou cavalos - se perderem ou serem roubados”, explica o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau. “O importante é que as pessoas registem os seus animais, porque se acontecer alguma coisa e estes tiverem 'chip”, facilmente se podem encontrar os respetivos donos”, acrescentou Rogério Bacalhau, adiantando que o Município vai promover uma campanha de sensibilização relativamente a esta temática. Recorde-se que o registo de animais domésticos com microchip é obrigatório desde outubro de 2019.Marco Viegas Martins, comandante distrital da PSP de Faro, agradeceu a entrega do dispositivo e reconheceu que “este é um assunto muito sensível para a PSP, uma vez que existem muitas ocorrências que envolvem animais, seja por maus tratos, seja por questões de ruído, sendo esta uma área de atuação que ocupa bastante tempo e meios” àquela força de segurança.Já Pedro Oliveira, comandante do Comando Territorial da GNR de Faro, destacou a assinatura de um protocolo que visa o trabalho de várias entidades em conjunto para um mesmo fim e ajudar a dissuadir o abandono” animal.Também Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul, destacou a entrega do leitor de “microchips” por parte do Município, que vai permitir àquela autoridade cumprir da melhor forma as suas competências e “assegurar a segurança de pessoas, bens e animais”.Esta medida vem na linha de uma filosofia de bem-estar animal seguida pelo Município de Faro, que tem realizado várias campanhas de sensibilização contra o abandono, maus-tratos e cuidados com animais, além da adoção de medidas como a não aceitação de espetáculos circenses em espaço público com animais em cativeiro.