Faro reedita Anais do Município

19 de setembro 2016

Apresentação da 38ª edição abre Jornadas Europeias do Património

Cinco anos depois, Faro vai voltar a apresentar os Anais do Município! Trata-se da 38ª edição dos Anais do Município de Faro, que vai ser apresentada no próximo dia 23 de Setembro pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Faro, numa sessão que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau Coelho e do diretor da publicação, Joaquim Romero Magalhães.
Para a edilidade trata-se de um grande dia pela recuperação de uma publicação que em 2011 se havia interrompido por razões financeiras. Há de facto uma expetativa assinalável à volta desta edição dos anais, porquanto é manifesta a riqueza e a variedade dos artigos que constituem este XXXVIII volume que, recorda-se é dirigida pelo prestigiado professor Joaquim Romero Magalhães.
Foram colaboradores nesta nova edição dos Anais: José Eduardo Horta Correia, António Ventura, Joaquim Romero de Magalhães, Isabel Cruz, Luís Filipe Oliveira, Daniel Santana, Luís Cardoso de Meneses, Dália Paulo, Marco Sousa Santos, Marco Lopes, Nuno Teixeira, Lina Vedes e José Matos Guita.
A revista Anais do Município de Faro, conta já perto de 50 anos, ao longo dos quais tem procurado dar o devido destaque à história, ao património e à cultura da cidade e do concelho, preservando a sua Memória.
De salientar a importância de uma publicação regular como esta, não só para o Concelho, como para o Algarve, por ali se encontrarem gravadas as mais recentes investigações e testemunhos de um passado mais ou menos longínquo. Por outro lado, a revista permite aos investigadores cumprirem a sua função social de divulgação alargada dos seus trabalhos.
Os anais apresentam-nos um mosaico de factos e memórias de Faro e das suas gentes, ou como refere no seu texto de abertura o Presidente da Câmara: um fresco de Faro para os leitores de hoje e de amanhã.
Contamos com a presença de todos neste evento que, recorda-se, abre o programa das Jornadas Europeias do Património.