Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Igreja Matriz de São Pedro

Monumento de Interesse Público -

  

Com a transferência da Sé da cidade de Silves para Faro em 1577, a Ordem de Santiago, que então ocupava a Igreja de St.ª Maria, é obrigada a abandoná-la construindo uma nova igreja no local onde já existia, desde 1518, uma capela fundada pelos pescadores residentes no bairro da Ribeira.

Surge assim a Igreja de S. Pedro ou Igreja Paroquial.

É uma igreja de três naves, a central mais alta, separadas por colunas dóricas e arcos de volta perfeita, em estilo renascentista.

In Faro, Evolução Urbana e Património, PAULA, Rui M.; PAULA, Frederico; edição da Câmara Municipal de Faro, 1993

A capela-mor encontra-se ornamentada com um retábulo do final do século XVII, pertencente ao período do barroco experimental.

 

Fotos cedidas por Tertúlia Algarvia

Uma imagem em pedra de Nossa Senhora da Esperança e uma imagem de Santa Ana, atribuídas ao escultor Machado de Castro, integram o espólio desta igreja, que inclui, ainda, telas e imagens provenientes de vários conventos.

 

Ficha Técnica 

Classificação: 

Monumento de Interesse Público

Encomenda: 

Corporação de mareantes

Autor/es: 

Séc. XVIII - Manuel Francisco Xavier (reconstrução); Manuel José e António Nunes (colunas e capitéis); Tomé da Costa, Francisco Xavier Guedelha e João Batista (talha – 1743); Manuel da Cruz e José da Costa (talha – 1780).

Data de construção/reconstrução/outras intervenções: 

Séculos XV, XVI, XVIII e XX

Tipologia:

Séc. XVIII - Manuel Francisco Xavier (reconstrução); Manuel José e António Nunes (colunas e capitéis); Tomé da Costa, Francisco Xavier Guedelha e João Batista (talha – 1743); Manuel da Cruz e José da Costa (talha – 1780).

Particularidades:

Constitui um exemplo da aplicação do formulário da arquitetura chã. Fachada principal rasgada por porta monumental com dois pares de colunas com caneluras assentes em pedestais, o entablamento exibe nicho margeado por volutas. Interior com ornamentação em talha, azulejos de padrão e figurativos resultado de várias campanhas e conjunturas artísticas, entre os séculos XVII e XIX.

   

 

+ INFO

Morada:
Lrg. de São Pedro,
8000-145 Faro
37º1'6.89''N ; 7º56'5.05''O  
Tel: (+351) 289 805 473
E-mail:secretaria@paroquiasaopedro-faro.org 
Website: www.paroquiasaopedro-faro.org