Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Horta Social

Quais os objectivos?

Visa a promoção da educação ambiental e de hábitos saudáveis.

Está dotada de uma componente social ao prever talhões de cultivo para agregados familiares com algumas carências económicas e a Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

 

Conceito:

As Hortas urbanas começam a ser encaradas como espaços promotores de desenvolvimento sustentável ao favorecerem o equilíbrio entre o meio ambiente no crescimento dos espaços verdes e  na regeneração da paisagem urbana reduzindo os efeitos nocivos da poluição.

Começa a emergir a necessidade de dar importância às questões do ambiente no nosso dia-a-dia, procurando alcançar também mais valias económicas, sociais e ambientais.

Além do objectivo directo da produção de alimentos de forma saudável e biológica, da componente pedagógica no envolvimento do individuo no acto da plantação dos próprios alimentos, possibilita ainda o desenvolvimento de consciência ambiental e da responsabilidade social.

Possibilita a valorização da produção de espécies nacionais e regionais que pertencem às nossas raízes e imaginário cultural, preservando-se em simultâneo os ecossistemas.

 

Como posso beneficiar de um talhão?

O Município de Faro definiu as “Normas de Gestão e Funcionamento das Hortas Sociais de Faro”, onde estão explícitos os critérios de atribuição de talhão de terreno e a organização do espaço (aprovado em reunião de Câmara a 03/11/2010), que deverá consultar.

 

Como é a horta socal?

A horta tem 8 talhões de cultivo, 5 destinados a agregados familiares com algumas carências económicas e 3 a Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo sido atribuídos na totalidade.

 

Existe algum talhão pedagógico?

Dispõe de um talhão pedagógico gerido pelo Município e dinamizado em parceria a Divisão de Educação e o Agrupamento de Escolas da Sé, nomeadamente pelos alunos do Curso de Educação e Formação de jardinagem. No âmbito da dinamização deste talhão pretende-se efectuar um plano de visitas temáticas, acções de sensibilização e pequenos workshops dedicados ao tema da Educação Ambiental, a desenvolver junto das Escolas do Concelho.

 

Onde se localiza?

Está implantada num terreno no Largo Afonso III (junto ao Museu Municipal) e foi inaugurada a 21 de Junho de 2011. A sua gestão é da responsabilidade do Departamento de Projectos e Obras Municipais - Divisão de  Ambiente, Energia e Mobilidade.

 

Links de Interesse:
http://glocalfaro.blogspot.com/
http://www.in-loco.pt/
http://www.hortadaformiga.com/
http://www.plantarportugal.org/index.php/agricultura-biologica/1054-hortas-comunitarias.html