Missão
O Museu Regional do Algarve tem por missão a investigação, conservação, documentação, valorização, divulgação, aquisição e difusão dos testemunhos materiais e imateriais do Homem na área do concelho de Faro, numa perspetiva regional, com o objetivo de construir uma memória e identidade local que vise um desenvolvimento local integrado e sustentado, para fins de estudo, educação e deleite.
A área temática a que a ação do Museu se destina é a Cultura Algarvia, corporalizada nas suas diversas manifestações — materiais e imateriais.
O Museu Regional do Algarve inaugurado a 15 de dezembro de 1962, foi projetado para ocupar todo o rés-do-chão da sede da Junta de Província do Algarve, tendo como mentor da sua organização o pintor Carlos Porfírio (1895-1970), e, era designado de Museu Etnográfico Regional de Faro.
O visitante pode conhecer a região algarvia nas suas diversas manifestações: atividades económicas, usos e costumes, o folclore, as lendas e a paisagem. Após várias alterações - de gestão e de espaço - hoje o museu ocupa somente a ala Este do edifício. Tutelado pela Câmara Municipal de Faro, dá continuidade à sua história preservando e divulgando o património material e imaterial, sustentando a sua Identidade, requalificando, reabilitando e dinamizando as várias salas que o compõem. O espólio do Museu Regional do Algarve, composto por cerca de 1400 peças, é fruto da recolha efetuada por Carlos Porfírio e de várias doações ao longo dos últimos anos.
Localização e Contactos
Rua do Pé da Cruz, n.º 4
8000-404 Faro
Tel. 289 870893- Chamada para a rede fixa nacional
Fax: 289 870038
E-mail: museu.regional@cm-faro.pt
Horário
3ª a 6ª das 10h00 às 18h00
Sábado das 10h00 às 16h30
A última entrada faz -se 30 minutos antes do encerramento do Museu.
Encerra à 2ª, Domingo e Feriados
Regulamento do Museu Regional do Algarve