Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Estratégia Local de Habitação

A "Estratégia Local de Habitação do Município de Faro", 2018-2025, foi aprovada em Reunião de Câmara a 19.11.2018 e em Assembleia Municipal a 26.11.2018.

A "Estratégia Local de Habitação do Município de Faro 2018-2030 (1.ª Revisão)" foi aprovada em Reunião de Câmara no passado dia 19.06.2023 e em Assembleia Municipal a 05.07.2023.

O cenário é, hoje, bastante mais complexo e exigente que no momento em que foi aprovada a 1ª Estratégia Local de Habitação de Faro, aprovada em reunião de Câmara de 19 de novembro de 2018 e Assembleia Municipal de 26 de novembro de 2018.

Esta nova realidade leva-nos à reformulação da política municipal de habitação, consubstanciada na presente Estratégia Local de Habitação e na futura Carta Municipal de Habitação. 

Com esta versão atualizada da Estratégia Local de Habitação de Faro, pretende-se assegurar mais oferta e uma maior diversidade de soluções, procurando responder às diferentes realidades (e tipologia de necessidades) existentes no concelho.

A intervenção ao nível da construção de habitação e da reabilitação continuam a assumir um papel central na política municipal de habitação.A coesão e integração social estão inerentes a todo o processo de (re)alojamento. A construção e revitalização urbana, devem continuar o trabalho de acompanhamento social, realizado pelos serviços da Autarquia, visando diminuir os fenómenos de segregação e aumentar a integração.

Procurar-se-á construir mais habitação e adquirir habitações no mercado.

Para dar resposta às necessidades do mercado de arrendamento, o Município procurará arrendar fogos, para posterior sub-arrendamento em regime de renda acessível.

Também a oferta de habitação a custos controlados consta da presente estratégia, com o objetivo de proporcionar habitação, prioritariamente, a indivíduos e famílias jovens, permitindolhes fixarem-se no concelho.

As soluções apresentadas serão dispersas por zonas habitacionais existentes, garantindo a sua diversidade social.