No âmbito do Plano de Prevenção de Doenças Transmitidas por Vetores (mosquitos), os Serviços de Saúde Pública da ARS têm implementado no terreno, desde 2006, uma rede de vigilância entomológica de vetores (Rede ReViVe) que visa melhorar o conhecimento sobre o papel que os
mosquitos apresentam enquanto transmissores de agentes infecciosos e vetores de doença. Esta rede foi instalada também assumindo a missão para a deteção precoce de espécies exóticas que, dada a sua competência vetorial para vários vírus, apresentam maior preocupação para a Saúde Pública.
À semelhança do que se tem verificado em vários países da Europa, em outubro de 2018, através do REVIVE, foi identificada pela primeira vez no Algarve e em particular no concelho de Loulé, a espécie Aedes Albopictus, uma espécie exótica com características muito invasoras e com grande importância do ponto vista médico pelo facto de estar associada a surtos de Dengue, Zika e outras doenças na Europa.
Desde essa data, a Unidade de Saúde Pública do ACeS Central tem instalada no município de Loulé uma rede de armadilhas de mosquitos com a missão de vigiar a dinâmica da dispersão da população deste mosquito invasor. Muito recentemente, no seguimento do contacto de particulares a reclamar incómodo de picadas de mosquitos, confirmou-se a presença desta espécie também no concelho de Faro, designadamente na Zona das Gambelas.
Numa abordagem preventiva, importa realçar a importância da pesquisa e eliminação de criadouros destes mosquitos, como forma mais eficaz de contenção da significativa proliferação desta espécie que temos assistido. Passa a ser determinante comunicar esta mensagem à comunidade e mobilizar cidadãos e em particular, proprietários de moradias e/ou agentes responsáveis pela manutenção de jardins, espaços públicos e privados.
Consulte AQUI o folheto de divulgação.