Ao longo dos meses de agosto e de setembro 2020, decorreu o processo de discussão pública à proposta do Plano Estratégico para Cultura de Faro (PEC), desenvolvido pelo Município de Faro. O processo decorreu com recurso a meios presenciais e digitais, por forma a gerar momentos integradores de diferentes perspetivas e capazes de aportar informação pertinente para a elaboração de um documento estratégico final.
Consulte AQUI o relatório síntese das ideias debatidas durante a fase de discussão pública do PEC - Plano Estratégico para a Cultura de Faro.
Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2020/30
Este é o nosso plano. O plano que temos para transformar, mudar, agitar, imaginar, criar um novo futuro para Faro. E iremos precisar de todos vós para concretizar esse futuro que está já aí, ao virar da esquina.
Num contexto de um tempo presente cheio de incertezas e angústia sentida por nós e pelos nossos filhos, pais e avós, não podemos baixar os braços; não podemos ceder ao medo, à tristeza, à desesperança. Temos que nos unir, como sociedade, como comunidade solidária e resiliente que nunca desiste e que não deve, não pode, deixar ninguém para trás. Aqui em Faro não pode haver vencidos pela vida! Temos sim que ter - e vamos ter - nos próximos 10 anos, melhores pessoas; melhores por si e pelos outros e que através da sua criatividade, da sua imaginação, da sua alegria, ajudam a construir caminhos de sucesso da nossa comunidade como um todo.
Estaremos dispostos a aceitar que após toda a injustiça e desigualdades que a pandemia trouxe à superfície, que tudo volte ao “como dantes”? Não podemos aceitar que assim seja. Por isso aqui estamos! Trazemos a cultura, a criatividade e a imaginação e vamos utilizá-las. Como sociedade e como sistema cultural, artístico e criativo, temos que nos preparar para reinventar as nossas instituições, o nosso sistema de funcionamento social, económico e político, para estarmos prontos para enfrentar novas necessidades, encontrar um “novo normal” e dessa forma servir o bem-estar das nossas comunidades.
A cultura vai estar na vanguarda da resposta a esta necessidade de reinvenção. É esta a nossa certeza, é esta a nossa esperança.
O documento "Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2030 (PeC Faro 2030)", que pode consultar AQUI, é constituído por duas componentes específicas: o Diagnóstico do Setor Cultural e Criativo de Faro e a Estratégia delineada para a Cultura de Faro até 2030, ambas consideradas à escala da totalidade do concelho.