Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Estatísticas e Indicadores Locais

Indicadores de caracterização concelhios
O contexto económico e social tem, de um modo geral, sofrido grandes alterações nas últimas décadas. Em particular, se atentarmos aos impactes do processo de globalização, das preocupações ambientais e com os níveis de bem-estar das sociedades.

Nesta circunstância, a dimensão territorial ganha uma importância crescente para a tomada de decisão tanto no nível político como no enquadramento das iniciativas particulares, o que reforçou a procura de estatísticas de base territorial por parte da administração pública e por parte da sociedade em geral, com o objetivo de implementar e acompanhar as políticas públicas, e avaliar o impacto dos ativos territoriais nas estratégias das empresas e nas decisões das famílias.

O Município de Faro, atento a estas novas dinâmicas e procura tem trabalhado numa bateria de indicadores locais e no tratamento de estatística diversa no sentido de retratar o concelho de Faro e habilitar as entidades administrativas, os empreendedores e investidores a monitorizarem a evolução dos indicadores económicos e sociais e a melhor suportarem as suas decisões.

O documento dos 10 Principais Indicadores Locais de Faro visa valorizar, numa perspetiva analítica, a informação estatística de base territorial disponibilizada por várias fontes de informação, desde o INE, ao IEFP, passando pelas entidades gestoras de abastecimento público e recolha de resíduos, até a fontes diversas detentoras de informação específica com relevância territorial e social. O Município pretende, assim, contribuir para um conhecimento mais alargado das potencialidades e dinâmicas territoriais.

A estrutura do documento agrupa os 10 indicadores mais pertinentes no contexto socioeconómico e ambiental de Faro em três grandes domínios, a saber:

  1. Sociedade – que agrega os indicadores:
    1. Demografia
    2. Nível de vida
    3. Equipamentos e acessibilidades
    4. Proteção social
  2. Economia – que agrega os indicadores:
    1. Economia e empresas
    2. Emprego
  3. Ambiente e território – que agrega os indicadores:
    1. Usos do solo
    2. Saneamento básico e abastecimento de água
    3. Estrutura verde
    4. Qualidade do ar

É nosso objetivo com este trabalho de sistematização estatística contribuir, não só para suporte dos estudos internos da própria autarquia, como também para o enquadramento e fundamentação das decisões tomadas em matéria de empreendedorismo e investimento com base territorial no concelho de Faro, pelo que vos convidamos a consultar o documento: 10 Principais Indicadores Locais de Faro - 2019

Consulte também, a nossa BASE DE DADOS ABERTOS: Base de dados estatísticos locais

A base de dados estatísticos locais, está em formato Excell e agrupam-se em três áreas temáticas: Sociedade, Economia e Ambiente e Território.


Outros Indicadores Temáticos sobre o concelho de Faro:

Consulte as página do:

em https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=ine_main&xpid=INE&xlang=pt; a Caracterização socioeconómica do Município, aqui: INE e ainda a Base de dados de Portugal Contemporâneo, organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos:


na página http://www.pordata.pt/Municipios
e no Retrato territorial (Pordata)