Guia de adoção responsável de cães e gatos
🐶 Um animal é uma responsabilidade, exigindo tempo e dedicação, além de implicar despesas em alimentação, cuidados médico-veterinários, vacinação e desparasitação. Por isso, no momento da adoção, é importante avaliar bem as opções disponíveis, de modo a garantir a adoção do animal certo, tendo em conta aspetos como as características do agregado familiar, da casa onde irá viver, ou o orçamento familiar disponível.
🐱 Devemos ter em conta que desconhecemos o passado e as vivências dos animais abandonados. Assim, a sua adoção vai exigir algum esforço na adaptação à nova casa.
👉 Quero adotar. Como devo proceder?Visitar o Centro de Recolha de Animais de Faro em horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, para conhecer os animais. Decorridas 48h de reflexão e avaliação por parte dos médicos veterinários, poderá ser efetivada a adoção procedendo-se à transferência da titularidade do animal.👇 O cão ou gato adotado é entregue com 👇- Identificação com microchip, sendo necessária a alteração da titularidade aquando da sua adoção (Decreto Lei nº82/2019 de 27 de junho)- Vacinação da raiva em dia, no caso dos cães (Portaria nº264/2013 de 16 de agosto)- Esterilização, à exceção de cães e gatos bebés - Desparasitação