Vacinação Antirrábica e Controlo de outras Zoonoses
A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida entre animais e humanos (Zoonose). Anualmente a Direcção Geral de Veterinária declara a obrigatoriedade da vacinação anti-rábica nos cães.
O Médico Veterinário Municipal procede à vacinação contra a raiva e identificação de cães e gatos no âmbito das Campanhas, de Vacinação Anti-rábica e Controlo de Outras Zoonoses e de Identificação Eletrónica, do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
As Campanha Oficiais são divulgadas através de Editais, nos quais consta as datas, locais e horas das concentrações por todo o concelho de Faro. Estas indicações tornam-se públicas pela afixação dos Editais em lugares públicos, como as sedes das juntas de freguesia.
A vacinação antirrábica é feita em cães a partir dos 3 meses de idade e é a única vacina obrigatória. Existem outras vacinas que podem ser aplicadas nos cães contra outras doenças. Para mais informações deverá contactar um médico veterinário do setor privado.
A vacinação dos gatos contra a raiva processa-se em regime de voluntariado, sendo que atualmente não existem vacinas obrigatórias.
A desparasitação dos nossos animais de estimação permite prevenir doenças nos mesmos, bem como afastar a possibilidade de transmissão de certos parasitas ao homem. A desparasitação pode ser interna (prevenindo contra lombrigas e ténias) ou externa (combatendo pulgas, carraças, ácaros e mosquitos).
Durante a campanha de vacinação antirrábica são distribuídos gratuitamente o número de comprimidos necessários, conforme o peso estimado do animal, para efetuar a desparasitação no dia da vacinação e uma segunda dose. O princípio ativo dos comprimidos é o Praziquantel, o qual é adequado para a desparasitação interna, em particular contra as ténias.
Os proprietários de animais que se apresentem à vacinação antirrábica com sinais/ sintomas suspeitos de outras zoonoses, tal como sarna, dermatifitose, serão notificados para procederem a confirmação do diagnóstico e respetivo tratamento. Em caso de sinais suspeitos de Leishmaniose, o proprietário é notificado para confirmar o diagnóstico. Sendo positivo à Leishmaniose o animal deverá iniciar de imediato tratamento ou será eutanasiado.
Consulte
AQUI o
calendário do serviço oficial na área do concelho de Faro.