Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Eixos estratégicos

Multimédia0

  • Faro Sustentável

    Pretende-se desenvolver e aproveitar equipamentos e infra-estruturas concelhias de modo a ir ao encontro das necessidades dos jovens e qualificar o território e o ambiente.

    1. Promover uma cultura de utilização dos espaços existentes para a realização de multi-actividades.- Fomentar a utilização de equipamentos desportivos voltados para a natureza.- Valorizar espaços abertos com potencialidade para acolhimento de eventos (Baixa de Faro, Centro Histórico, Parque Natural da Ria Formosa, Praia de Faro…).- Dinamizar infra-estruturas sociais, culturais e desportivas.

    2. Criação de um Espaço Jovem/ Gabinete de Apoio ao Jovem.- Proporcionar aos jovens um espaço de lazer capaz de desenvolver nos jovens competências sociais e pessoais e prevenir/evitar comportamentos de risco.- Garantir um espaço de animação e ocupação saudável dos tempos livres, onde os jovens podem optar por desenvolver diversas atividades enquanto os pais estão ausentes nas tarefas profissionais.

    3. Procurar fontes de financiamento e apoio logístico.- Promover o mecenato.- Promover candidaturas a financiamentos europeus.

    4. Impulsionar a conservação e valorização do património natural, promovendo a consciencialização ecológica.- Desenvolver atividades inovadoras baseadas nas características ambientais das áreas de baixa densidade, sensibilizando os jovens para as questões ambientais.- Potenciar a utilização de transportes a custo zero- vias cicláveis.- Potenciar a criação de espaços verdes e valorizar os já existentes.

    5. Rentabilizar a gestão de infra-estruturas urbanas.- Dinamizar e valorizar espaços e infra-estruturas do Concelho com potencialidade para acolhimento de atividades e espectáculos. - Desenvolver melhores condições da rede de transportes.

    6. Criar oportunidades de acesso à habitação.- Informar os jovens acerca do mercado imobiliário.- Fomentar parcerias com entidades responsáveis para melhorar o acesso à habitação.- Agilizar e desburocratizar o programa de incentivo ao arrendamento jovem.

    7. Criação de uma rede de segurança escolar.- Intensificar o nível de relacionamento e colaboração com as forças de segurança

  • Faro Ativo

    Pretende-se diversificar a oferta cultural e desportiva do concelho e alargar o complexo de atividades em torno do lazer.

    1. Fomentar parcerias com instituições públicas, particulares e cooperativas para o desenvolvimento de ações de interesse, de caráter cultural, desportivo e recreativo.- Ligação com o tecido escolar para promoção de atividades direcionadas aos jovens do concelho, de carácter lúdico, que despertem e incentivem o gosto pelas várias expressões artísticas (música, artes plásticas, dança, teatro, cinema e audiovisuais).- Reforçar relações com agentes culturais, desportivos e recreativos do concelho/ Promover parcerias com as diversas entidades/associações/empresas para realização de eventos diversificados, adequados às várias idades e capazes de atrair novos públicos.

    2. Utilizar as novas tecnologias de informação para acesso à cultura, desporto e lazer.- Criar canais para divulgação de atividades dirigidas aos jovens sobre todas as iniciativas do concelho, através de vários meios de comunicação, privilegiando os meios digitais.

    3. Promover a utilização generalizada dos espaços culturais, desportivos e recreativos do concelho.- Estabelecer parcerias com agentes/promotores para facilitar acesso aos eventos.

  • Faro Empreendedor

    Pretende-se promover a formação e a transição para a vida ativa e criar novas respostas sociais de combate ao desemprego.

    1. Criar oportunidades para empreendedorismo jovem.- Consciencializar, desde cedo, o jovem aluno para a importância do espírito empreendedor ao longo da vida:- Criar oportunidades na escola, para o jovem aprender, pensar e agir de forma empreendedora, criativa e inovadora e promover o interesse e participação dos jovens no desenvolvimento do tecido empresarial e social.- Promover a criação/ consolidação de micro, pequenas e médias empresas- divulgação de medidas e ferramentas de incentivo e apoio/ promoção de parcerias com o associativismo empresarial.

    2. Combater a quebra do aproveitamento escolar no Ensino Secundário.- Fomentar parcerias com o tecido escolar do concelho com o intuito de motivar os jovens, através do estabelecimento de pontes entre a educação formal e a educação não formal.

    3. Promover o acesso ao mercado de trabalho.- Informar os jovens sobre oportunidades de emprego/ recolha e divulgação de ofertas de emprego/ informação, orientação e encaminhamento profissional dos jovens (ensiná-los a procurar ativamente emprego).- Melhorar a qualidade e equidade de oportunidades de acesso à formação e ao emprego, através da articulação com o Centro Regional de Emprego, Associações, Autarquias, Empresas e outras instituições.

  • Faro Dinâmico

    Pretende-se incentivar e promover a participação juvenil na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

    1. Promover a participação Juvenil e a informação sobre dinâmicas juvenis.- Melhorar sistemas de comunicação e difusão das atividades das associações juvenis do concelho e projetá-las na sociedade.- Dar visibilidade/ apoiar os projetos dos jovens.- Dinamizar a formação associativa dos jovens.- Fomentar a criação de novas associações juvenis e a participação.

    2. Criar canais para divulgação de informação diversa sobre atividades do concelho.- Tornar acessível a todos os jovens a informação sobre iniciativas culturais, desportivas, entre outras, e de forma apelativa, privilegiando os meios digitais.

    3. Fomentar parcerias  entre as diversas instituições.- Dinamizar o trabalho em parceria e promover oportunidades entre diversas entidades, como IPJ, IEFP, FDTI, Autarquias, Associações, Investigação & Desenvolvimento, entre outras.

    4. Manter o funcionamento do JUVFARO- Conselho Municipal de Juventude.- Continuar a recorrer a esta estrutura de apoio e espaço de debate, com o objetivo de melhor conhecer as aspirações e necessidades dos jovens do concelho e melhorar a sua qualidade de vida.- Intensificar as ações no âmbito do Conselho Municipal de Juventude.

    5. Fomentar troca de experiências intergeracionais no meio rural e urbano.- Promover o diálogo entre a população sénior e a população mais jovem das freguesias rurais e da cidade, numa perspetiva de partilha de conhecimentos e dinamização de projetos e ações lúdicas, culturais e de convívio entre estas duas faixas etárias.

    6. Fomentar a Interculturalidade.- Consciencializar os jovens para a diversidade de etnias e culturas e dinamizar o intercâmbio cultural e a promoção da cooperação com jovens de outros países.

    7. Fomentar e apoiar o Voluntariado.- Promover as melhores condições às estruturas e redes de apoio social e comunitário.- Fomentar a participação dos jovens em ações e projetos de diversa índole.- Contribuir para a formação cultural e social dos voluntários.