Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Inspiramos negócios

Inspiramos negócios

Faro inspira negócios e investimentos.

 

O investimento do setor privado no concelho tem assumido um papel cimeiro no seu desenvolvimento sustentável. Ao longo dos tempos temos sido procurados por parceiros externos com o objetivo de desenvolverem a sua área de negócio na capital do Algarve.

 

Nestes tempos difíceis da economia regional e nacional Faro continua a atrair investimentos.

 

Exemplo disso, é o Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU, candidatado ao novo quadro comunitário regional CRESC Algarve no passado dia 27 de Abril.

 

O Plano contempla um conjunto variado de ações de reabilitação e qualificação do espaço público e do parque edificado com valor patrimonial, envolvendo um investimento total que ultrapassa os 20 milhões de euros, de entre os quais perto de 2 milhões correspondem a investimento público.

 

Para além dos cerca de 18 milhões de euros de investimento privado elegíveis no âmbito do PARU detetou-se ainda a intenção privada de reconstruir edifícios na área do Centro Histórico num montante de investimento que ascende a 7 milhões de euros, bem como um investimento, levado a cabo por entidades associativas sem fins lucrativos, na ordem dos 3 milhões de euros, destinados a ações de reabilitação e de animação dos seus imóveis, a ações que promovam a criação de emprego e a integração de grupos com especial dificuldade de inclusão, bem como a respostas sociais, das quais a área de intervenção se mostre carente.