O Pacto dos autarcas é uma iniciativa da Comissão Europeia que consiste num compromisso para alcançar os objetivos da politica da União Europeia em termos de redução das emissões de CO2 através duma eficiência energética avançada e da produção e uso de energias mais limpas, renováveis e alternativas. Com o lema de “Atingir os 20-20-20 em 2020” o objetivo substancial desta iniciativa é que em 2020 se atinjam as seguintes metas.1. Redução de 20% nas emissões de CO2;2. Aumento de 20% nas Eficiência Energética; 3. Aumento de 20% na incorporação de Fontes Renováveis na produção de energia.
O Município de Faro aceitou o desafio, lançado pela Comissão Europeia e na sua reunião de 29 de novembro de 2011, decidiu subscrever o Pacto dos Autarcas.Como consequência deste ato de adesão, e à semelhança das suas congéneres europeias Faro Comprometeu-se a:- superar os objetivos definido pela União Europeia para 2020, de reduzir em pelo menos 20% as emissões de CO2 no respetivo território; - apresentar um plano de ação para a energia sustentável, incluindo um inventário de referência das emissões que defina o modo de concretizar os objetivos;- apresentar um relatório de execução o mais tardar de dois em dois anos após a apresentação do plano de ação, para fins de avaliação, acompanhamento e verificação;- organizar jornadas da Energia, em cooperação com a comissão Europeia e outros agentes, para que os cidadãos possam beneficiar diretamente das oportunidades e vantagens decorrentes de uma utilização mais inteligente da energia, e informar regularmente os meios de comunicação locais sobre a evolução do plano de ação;- assistir à conferência anual de Autarcas da União europeia, dando-lhe o seu contributo.
Renovação dos votos do Município na adesão do Pacto dos Autarcas para o Clima e a Energia
O Município de Faro aprovou, na sua passada Reunião de Câmara de 03/01/2017, renovar a adesão do Pacto de Autarcas e promover as diligências necessárias para a elaboração do plano de ação para a energia sustentável e o clima.
Mais informação sobre o Pacto dos Autarcas aqui»»»