Eurodeputada Graça Carvalho em Faro no Dia da Mulher

08 de março 2012

No próximo dia 8 março, quando se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Faro recebe no seu espaço mais nobre, a Prof.ª Maria da Graça Carvalho que nos vem falar sobre o papel das “mulheres na política e os desafios futuros no Algarve”. Não podia ser mais oportuno.

Este encontro, que terá início pelas 21h30, realiza-se no âmbito do ciclo de conferências “Sentir o Presente, Pensar o Futuro”, organizado pela autarquia com o objetivo de promover uma reflexão conjunta e a partilha de ideias para a formulação de pistas, soluções e caminhos para os problemas e realidades do concelho.

Nota biográfica da Prof.ª Maria da Graça Carvalho:

Maria da Graça Carvalho é Deputada do Parlamento Europeu, pelo Grupo do PPE, desde 14 de julho de 2009. É membro efetivo na Comissão da Indústria, Investigação e da Energia. Foi eleita copresidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia). Foi, de 1 de abril de 2006 a 13 de julho de 2009, Conselheira Principal do BEPA – Bureau of European Policy Advisers, um Departamento da Comissão Europeia que reporta diretamente ao Presidente da Comissão Europeia. Coordenou a área social e teve a seu cargo pessoal as áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação, Energia, Ambiente e Alterações Climáticas.Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, Diretora Geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior e Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros. Foi membro do Conselho Diretivo e Presidente-Adjunto do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.É Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST desde junho de 1992. Em 1983, fez o doutoramento no Imperial College de Londres. Participou e coordenou projetos internacionais de I&D. Publicou 115 artigos em revistas científicas internacionais e mais de 300 artigos em livros e atas de conferências internacionais. Publicou 2 livros em editoras internacionais sobre energia e editou 14 livros e números especiais de revistas internacionais. A sua principal área de investigação é Energia, Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Alterações Climáticas. Orientou 6 alunos de pós-doutoramento, 17 de doutoramento e 18 de mestrado. É membro de 20 associações científicas nacionais e internacionais e membro “Conselheiro” da Ordem dos Engenheiros. Foi membro fundador da Academia de Engenharia. Desde Março 2009 é Sócio Correspondente da Academia das Ciências, Secção: 7ª - Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas. Foi condecorada pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. Foi condecorada com o Superior Grau de Grã Cruz pela Chancelaria da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil.

Fonte: http://www.gracacarvalho.eu/biografia-curriculum.php