Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Eurodeputada Graça Carvalho em Faro no Dia da Mulher

Eurodeputada Graça Carvalho em Faro no Dia da Mulher

Noticias

08 de março 2012

No próximo dia 8 março, quando se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Faro recebe no seu espaço mais nobre, a Prof.ª Maria da Graça Carvalho que nos vem falar sobre o papel das “mulheres na política e os desafios futuros no Algarve”. Não podia ser mais oportuno.

Este encontro, que terá início pelas 21h30, realiza-se no âmbito do ciclo de conferências “Sentir o Presente, Pensar o Futuro”, organizado pela autarquia com o objetivo de promover uma reflexão conjunta e a partilha de ideias para a formulação de pistas, soluções e caminhos para os problemas e realidades do concelho.

Nota biográfica da Prof.ª Maria da Graça Carvalho:

Maria da Graça Carvalho é Deputada do Parlamento Europeu, pelo Grupo do PPE, desde 14 de julho de 2009. É membro efetivo na Comissão da Indústria, Investigação e da Energia. Foi eleita copresidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia). Foi, de 1 de abril de 2006 a 13 de julho de 2009, Conselheira Principal do BEPA – Bureau of European Policy Advisers, um Departamento da Comissão Europeia que reporta diretamente ao Presidente da Comissão Europeia. Coordenou a área social e teve a seu cargo pessoal as áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação, Energia, Ambiente e Alterações Climáticas.Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, Diretora Geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior e Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros. Foi membro do Conselho Diretivo e Presidente-Adjunto do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.É Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST desde junho de 1992. Em 1983, fez o doutoramento no Imperial College de Londres. Participou e coordenou projetos internacionais de I&D. Publicou 115 artigos em revistas científicas internacionais e mais de 300 artigos em livros e atas de conferências internacionais. Publicou 2 livros em editoras internacionais sobre energia e editou 14 livros e números especiais de revistas internacionais. A sua principal área de investigação é Energia, Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Alterações Climáticas. Orientou 6 alunos de pós-doutoramento, 17 de doutoramento e 18 de mestrado. É membro de 20 associações científicas nacionais e internacionais e membro “Conselheiro” da Ordem dos Engenheiros. Foi membro fundador da Academia de Engenharia. Desde Março 2009 é Sócio Correspondente da Academia das Ciências, Secção: 7ª - Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas. Foi condecorada pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. Foi condecorada com o Superior Grau de Grã Cruz pela Chancelaria da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil.

Fonte: http://www.gracacarvalho.eu/biografia-curriculum.php