Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

A Persistência da Pintura

De 09 de novembro de 2019 a 29 de dezembro de 2019

Com esta exposição colectiva de pintura, não só inauguramos o novo ciclo de arte contemporânea “Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc.”, como iniciamos o que gostaríamos fosse um contacto regular com a produção artística contemporânea andaluza e, naturalmente, dado o seu dinamismo e dimensão, com especial atenção ao que hoje se faz em Sevilha.

 

Esta mostra, com a participação das artistas Amara Toledo(Sevilha, 1997), Carmen Morillo(Sevilha, 1989), Claudia Suárez(Huelva, 1994), Lucía Tello(Sevilha, 1996) e Sofía González(Sevilha 1994), permite-nos um olhar, ainda que parcial, sobre a mais recente geração da pintura sevilhana. 

 

A persistência da pintura é a um tempo, título da exposição e expressão da minha surpresa pela vitalidade da pintura como disciplina plástica de eleição na actual Sevilha. É que, após tanto se ter anunciado a morte da pintura — sobretudo a figurativa —, esta colectiva vem testemunhar a perenidade da rica tradição pictórica sevilhana.

 

De facto, nesta exposição, todas as artistas recorrem com grande liberdade a uma figuração expressiva, em que imagens de proveniência variada, processadas e plasmadas pelos meios da pintura sobre suportes diversos, como que vêm reorganizar uma realidade aparentemente caótica, conferindo particulares sentidos ao mundo. 

 

 “Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc.”, é o título do novo ciclo de arte contemporânea organizado pela Artadentro em parceria com Museu Municipal de Faro, que decorrerá até 5 de Julho de 2020. São cinco mostras que trazem a Faro pintura, desenho, escultura, fotografia 3D, cinema e outras surpresas, com parcerias do Cineclube de Faro e da Appleton, financiado pelo Município de Faro. 

 

Assim, além das artistas andaluzas Amara ToledoCarmen MorilloClaudia SuárezLucía Tello e Sofía González, teremos entre nós obras de Michael Biberstein(Appleton), Edgar Pêra(Cineclube de Faro), João QueirozMiguel Cheta, entre outros.

 

Artadentro,

Vasco Vidigal

Local do evento

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro