Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Faro Consigo

  • Medidas de estímulo à cultura

    O Município de Faro ciente do seu papel e da sua responsabilidade no contexto do setor cultural e criativo, lança um conjunto de apoios e iniciativas específicas para o setor da cultura que, a par de outros, está a sofrer um forte abalo devido às medidas decretadas com vista à contenção e mitigação do novo coronavírus.

     Este conjunto de iniciativas será levado a cabo pelo Município de Faro, pelo Teatro das Figuras e pela equipa de projeto da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

    Deste programa Faro Consigo na Cultura fazem parte oito medidas de apoio financeiro ao associativismo, aos artistas e aos agentes culturais do concelho.

    No âmbito do programa de apoio ao associativismo, o município irá manter a totalidade dos apoios previstos para 2020 e dilatar o prazo para a entrega das candidaturas. Irá ainda lançar um programa de apoio extraordinário ao associativismo do concelho de Faro.

    Consulte toda a informação sobre as medidas de apoio à cultura AQUI

     

    CONTINUIDADE NA PROGRAMAÇÃO E FORMAÇÃO ONLINE
    PRIORIDADE A NOVOS FORMATOS DE APOIO À CULTURA
    Fruto da situação de pandemia que o país enfrenta, o Teatro das Figuras mantém-se encerrado fisicamente ao público, estando suspensa a programação anteriormente agendada para esta sala.
    Sendo a cultura um dos setores mais afetados com a atual situação de pandemia, o Teatro das Figuras uniu-se ao Município de Faro e à equipa de projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, na criação do programa Faro Consigo na Cultura do qual fazem parte, entre outras medidas de apoio, os ciclos Emergente, Figuras em Casa e O papel da Arte em tempo de crise!
    O Teatro das Figuras lança agora um novo projeto, dedicado exclusivamente a bandas musicais da região do Algarve e preferencialmente de Faro. Bandas ao Figuras será um ciclo de 12 concertos que irão acontecer no mês de junho, gravados e transmitidos a partir do Teatro das Figuras que pretende, dar visibilidade às bandas da região envolvidas, apoia-las financeiramente, face ao momento crítico que o setor da cultura, a região e o país atravessam e permitir que o público tenha
    acesso a concertos online.


    BALANÇO DAS OUTRAS MEDIDAS DE APOIO
    No âmbito do ciclo Emergente, residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê dos artistas, cujo resultado será apresentado em 2021, foram aprovadas 18 candidaturas, 7 das quais na área das artes visuais, 4 em teatro, 4 em dança, 2 na área da música e 1 no vídeo.
    O ciclo Figuras em Casa tem levado ao público, espetáculos e performances realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Teatro das Figuras.
    Foram aprovadas 25 candidaturas, com maior expressão na área musical, mas também no teatro, performance e novo circo. No dia 21 às 21h30, teremos Filhos da Evolução pela atriz Diana Bernedo do Colectivo JAT - Janela Aberta Teatro, no dia 23 o projeto musical Galopim às 21h30 e Dj Christian F, às 23h00. Na próxima semana, o ciclo encerra com a atuação de Esfinge, Os Três Virtudes projeto de circo contemporâneo da Casa das Virtudes e Burning Man on the Sofa pelos The Wax Flamingos.
    Para o projeto cultural O papel da arte em tempo de crise!, que pretende através do olhar e criatividade dos artistas, ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspetiva sobre este momento de crise, foram aprovadas 15 candidaturas em áreas tão diversas como o vídeo, o áudio, as artes visuais, a fotografia, a dança e a ilustração.


    PROGRAMAÇÃO E FORMAÇÃO
    Para além destas medidas, o Teatro das Figuras tem dado continuidade à programação dedicada ao público infantojuvenil, com a realização dos Concertos Explicativos. Sempre ao domingo, e já no próximo dia 24, apresenta Os Cantos da Casa de João Fonseca (João Violão), no dia 31 As Máquinas Também Fazem Música de Miguel Neto e as Estórias da Rosa Curiosa, de Tânia Silva, no dia 7 de junho.
    O ciclo de palestras Vidas com Arte pretende dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados no panorama nacional. Tendo iniciado no dia 15 de maio com o criador e marionetista Igor Gandra, recebe no dia 29 o dramaturgo Jorge Louraço Figueira e em junho os criadores Luís Castro, no dia 12 e Tiago Cadete, no dia 26.
    Também as propostas formativas, destinadas a vários públicos, continuam a decorrer online. A Oficina de Dramaturgia, que teve início no dia 14 de maio, permite a público, oriundo de vários pontos do país, realizar uma ação de formação orientada pelo jornalista, dramaturgo, ator e encenador Rui Catalão. O Clube de Leitura Dramática, orientado pelo ator, encenador e dramaturgo Pedro Fiuza, já se reúne semanalmente e prevê a possibilidade de apresentação de leituras encenadas em 2021. No final do mês (dia 29) terá início uma oficina destinada a jovens, em que sob o mote Cria o teu Beat, o DJ e produtor Rafael Correia (GIJoe/Sickonce) pretende dar ferramentas aos jovens para que consigam construir instrumentais de qualquer género musical em software profissional.


    Informação sobre programação, bem como os formulários de candidatura estão disponíveis no sítio de Internet do Teatro das Figuras, assim como informação atualizada sobre programação.

  • Medidas de contenção e apoio às autoridades sanitárias

    INSTALAÇÕES
    Instalação do Posto de Coordenação da Proteção Civil Municipal, em permanência, na Biblioteca Municipal de Faro e sob coordenação do Presidente da Câmara Municipal e do Coordenador Municipal de Proteção Civil, em articulação permanente com a Proteção Civil Distrital e com os representantes da Autoridade de Saúde Pública, Forças de Segurança e Instituto da Segurança Social;

     

    APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
    -  Disponibilização de transporte para as equipas domiciliárias do Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde) poderem prestar cuidados pós-hospitalares e à população com doenças crónicas.


    -  Cedência e preparação de instalações municipais para o acolhimento de comunidades identificadas pela Autoridade de Saúde e de todos os que, por determinação desta, venham a necessitar de quarentena.


    -  Colaboração solidária, no âmbito da AMAL, através da compra e doação de ventiladores e equipamentos de proteção individual (1,3 milhões de euros de investimento dos 16 municípios do Algarve) e disponibilização do Estádio Algarve para Centro de Análises COVID-19.


    -  Agilizada plataforma com os hoteleiros do concelho e alojamento local, com bolsa de quartos disponíveis para os profissionais de saúde de serviço no concelho e que já ultrapassa as 60 unidades disponíveis. A CMF coordena a ação, enviando diariamente a lista atualizada das disponibilidades às unidades hospitalares do concelho.

     

    ENCERRAMENTO DE EDIFÍCIOS
    Encerramento de todos os edifícios municipais de atendimento ao público, respetivos serviços de front-office, infraestruturas e equipamentos e cancelamento de espetáculos e eventos, em consonância com a declaração de estado de emergência. Continuamos a trabalhar, em teletrabalho, procurando dar respostas céleres às necessidades dos nossos munícipes.

     

    LIMPEZA URBANA
    -  Limpeza e desinfeção contínua do espaço público, mobiliário urbano e pontos de contentorização de resíduos sólidos urbanos (RSU) e, em particular, das áreas de elevada afluência de pessoas e densidade populacional, utilizando produtos adequados à remoção de agentes patogénicos.
    -  Promoção da correta higienização das viaturas de transporte público rodoviário junto dos operadores e concessionárias e encerramento de estações rodoviárias e serviços conexos que possibilitem ajuntamentos.

     

    VIGILÂNCIA E FISCALIZAÇÃO
    Realização, em articulação com as autoridades, de diversas ações de vigilância e fiscalização junto de estabelecimentos não essenciais do concelho que continuem em funcionamento com atendimento ao público apesar do estado de emergência em vigor no país.

     

    FUNERAIS
    A realização de funerais está condicionada à inexistência de aglomerados de pessoas, controlo de uma distância de segurança de 2 metros, fixação de um limite máximo de 10 presenças e observância de medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória.

     

    LINHA DE APOIO FARO COVID-19
    Criação da linha de apoio FARO COVID-19, (número a divulgar nas próximas horas) para prestação de informações e esclarecimentos sobre aspetos do surto pandémico, encaminhamento dos munícipes para os serviços e instituições adequados e acompanhamento das situações de vulnerabilidade social e carência económica (em caso de sintomas ou orientações de saúde, os munícipes devem ligar para a linha SNS24 - 808 24 24 24).

     

     

  • Medidas de estímulo à economia

    ENTREGA DE BENS AO DOMICÍLIO
    Implementação de sistema de entrega domiciliária de bens de primeira necessidade (produtos alimentares não confecionados, produtos de higiene e medicamentos) promovido pelo Município de Faro, em parceria com a ACRAL, várias empresas do concelho e a Rotáxi. A entrega é assegurada pelos próprios comerciantes ou, em caso de necessidade, através dos veículos afetos à Rotáxi. A medida é essencialmente de estímulo à economia, objectivando a criação de soluções práticas e acessíveis de consumo para as famílias, com recurso ao que se faz e comercializa na nossa terra.

     

    PAGAMENTO DE TAXAS / FATURAS/ RENDAS
    - Suspensão do pagamento de parquímetros até final do mês de Maio de 2020.


    - Suspensão do pagamento de taxa turística, durante o segundo trimestre de 2020, para as unidades hoteleiras, alojamento local e demais operadores onde aplicável.


    - Suspensão, pelo período de 6 meses, com efeito a partir de 19 de março, da cobrança das taxas relativas à ocupação do espaço público com esplanadas e outros artigos associados e quiosques cuja ocupação é cobrada nos termos do nº 1 do artigo 20º do Regulamento de Taxas, com reconhecimento do direito ao crédito do valor já pago durante o período da pandemia, a ter em consideração no licenciamento de reabertura.


    - Alargamento do prazo normal de pagamento da fatura da água até 45 dias, abrangendo todos os consumos até ao próximo mês de Junho, inclusive.


    - Todos os consumos de água até ao 2º escalão passam a beneficiar do tarifário mais económico do 1º escalão de consumo até ao próximo mês de Junho, inclusive, aliviando a fatura da água.


    - Não haverá recurso aos meios judiciais para cobrança de faturas não pagas relativas a consumos de água até ao próximo mês de Junho, inclusive.


    - Suspensão da obrigação de pagamento da renda nos contratos de arrendamento de espaços municipais abrangidos pelo encerramento decretado durante o período de contingência da COVID-19.


    - Suspensão da obrigação de pagamento da renda para os operadores do Mercado Municipal abrangidos pelo encerramento decretado durante o período de contingência da COVID-19.

     


    CANDIDATURAS AO APOIO AO ASSOCIATIVISMO
    Alargamento, para 30 de abril, do prazo de receção das candidaturas ao programa municipal de apoios ao associativismo, permitindo que os membros das associações se concentrem na prioridade atual que é salvaguardar as suas famílias e a comunidade. Apesar do diferimento do prazo, as candidaturas urgentes serão apreciadas desde já. A ponderação dos apoios terá em consideração o carácter excecional do momento que atravessamos.

     

    APOIO À CULTURA
    Mitigar os efeitos dos cancelamentos de espetáculos e eventos, procurando contratualizar junto dos artistas locais e do meio criativo regional, um conjunto de iniciativas culturais e espetáculos em live-stream.

  • Medidas de apoio social

    RENDAS HABITAÇÃO MUNICIPAL
    Suspensão do pagamento de rendas de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, até final do próximo mês de junho, a todos os agregados familiares que se encontrem em situação de carência económica, na sequência dos efeitos da pandemia. As rendas vencidas e não pagas durante este período serão liquidadas posteriormente, mediante plano de pagamentos, com o limite máximo de 12 prestações e sem lugar à aplicação do agravamento correspondente a 50% do valor da renda.

     

    APOIO ALIMENTAR
    - Elaboração de protocolo com entidades do concelho para apoio alimentar, através de refeições confecionadas em regime de take away, para pessoas carenciadas e sem-abrigo.


    - Fornecimento de refeições escolares aos alunos com escalão A e B da Ação Social Escolar gratuitamente. Por questões de distanciamento social, a distribuição é efectuada em serviço de take away.

     

    APOIO AO IDOSO
    - Contacto telefónico regular com todos os idosos acompanhados pelo gabinete de apoio ao idoso e pessoas com necessidades especiais, procurando auscultar as carências e proceder às devidas orientações sempre que se justifique.


    - Articulação com equipa de apoio ao idoso da GNR, para identificação de idosos que careçam de bens alimentares, medicação e/ou outros.


    - Intensificação do processo de atribuições do Cartão Abem Dignitude, permitindo a mais famílias carenciadas aceder aos medicamentos prescritos e reforço da implementação do programa de teleassistência domiciliária para idosos em situação de vulnerabilidade social ou que se encontrem sozinhos durante uma parte significativa do dia/noite.


    - Campanha de solidariedade entre moradores, em parceria com empresas de condomínio, designada “És um vizinho Solidário?”. Trata-se de uma campanha de informação que visa evitar que mais pessoas – nomeadamente os mais idosos – tenham que sair de casa para obter bens de primeira necessidade.

     

    OUTROS
    - Criação de um regulamento municipal de apoio ao arrendamento privado, procurando minimizar os efeitos desta crise na economia das famílias com menos recursos.

    - Criação de um pacote financeiro assistencial, de valor a definir no momento da revisão do orçamento municipal 2020, em função das necessidades, para apoio a medidas já adotadas e outras que venham a ser imprescindíveis.

     

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro