Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Estratégia Cultural

Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2020/30

 

Nenhuma ambição se desenvolve sem planeamento!

 

Se Faro se quer desenvolver e afirmar através da CULTURA é fundamental a concepção e aprovação de um Plano Estratégico para a Cultura, pensado a longo-prazo e com a participação do Sector Cultural e Criativo do nosso concelho, bem como de todos os interessados.

 

Igualmente, há que ressalvar que o desenvolvimento de um Plano Estratégico para a Cultura é um dos momentos vitais e essenciais de qualquer candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura.

 

O Caminho percorrido:

 

Para desenvolver o Plano Estratégico para a Cultura de Faro, teve início em Outubro de 2019 a fase de diagnóstico e auscultação. Este extenso diagnóstico,  sobre o estado de arte do setor cultural e criativo do nosso concelho, incluiu a análise de diferentes documentos e diversos momentos de auscultação a personalidades, entidades, agentes culturais, bem como, cidadãos e cidadãs, num total de 310 pessoas envolvidas, sendo que podemos afirmar que este é um dos mais participados planos estratégicos para a cultura no País.

 

Após uma fase de estruturação e análise da informação recolhida no diagnóstico, foi então apresentada uma primeira proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro. Aqui, convidámos, uma vez mais, todos a envolverem-se neste processo, conhecendo esta proposta e contribuindo para a discussão pública da mesma. A proposta de Plano Estratégico para a Cultura foi então reformulada, de forma a incluir os contributos obtidos nesta segunda fase de auscultação e participação no processo. No final de Setembro e em Outubro, a versão final foi submetida e aprovada pelos Órgãos Autárquicos, respectivamente pelo executivo e Assembleia Municipal.

 

O Plano Estratégico para a Cultura de Faro 2030 foi aprovado em reunião de Câmara Municipal no dia 21.09.2020 e foi aprovado em reunião de Assembleia Municipal no dia 07.10.2020.