Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Diagnóstico e Auscultação

Fomos muitos a fazer este PEC!

E que grande aventura foi! Um caminho que muitos de vós, farenses e não só, nos ajudaram a trilhar para chegarmos a este ponto de partida que é o PEC Faro 2020/30. Os próximos 10 anos vão ser tremendamente desafiantes e emocionantes. 

 

Eis as diferentes ações realizadas:

 

outubro 2019

Início do processo de caracterização e diagnóstico do setor cultural e criativo que incluiu diversos momentos de auscultação a personalidades, entidades, agentes culturais, bem como cidadãos e cidadãs.

A análise da informação para o diagnóstico foi feita através da recolha documental e estatística, reuniões de trabalho, visitas ao terreno, entrevistas individuais, focus groups temáticos, sessões coletivas e plataforma online.

 

​abril 2020

Início da fase de estruturação e análise da informação recolhida na fase anterior com o objetivo de desenhar um “raio x” do presente do setor cultural e criativo de Faro, não esquecendo o legado e o percurso histórico do mesmo.

 

julho/agosto 2020

Apresentação de versão draft do Plano Estratégico para a Cultura de Faro e início de uma nova fase de discussão  pública sobre o mesmo, através de reuniões com o executivo, entidades relevantes no território e Assembleia Municipal, assim como através de  sessões colectivas descentralizadas, junto das delegações das Juntas de Freguesia e através da plataforma online.

 

agosto/setembro 2020

Análise e integração de informação recolhida na fase anterior e criação do Relatório Síntese da Discussão Pública.

Consulte AQUI o relatório síntese das ideias debatidas durante a fase de discussão pública do PEC - Plano Estratégico para a Cultura de Faro.

Desenho de um documento final.

 

setembro/outubro 2020

Aprovação do Plano Estratégico para a Cultura de Faro pelos Órgãos Autárquicos, nomeadamente executivo e Assembleia Municipal.

 

 

Foi fundamental realizar alguns momentos de auscultação, entre Outubro de 2019 e Julho de 2020 (prorrogação devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19), a agentes do setor cultural e criativo (entidades ou pessoas individuais que desenvolvem trabalho profissional no SCC - diretores de companhias, de espaços de programação, artistas residentes em Faro, entre outros – e entidades ou pessoas individuais que desenvolvem trabalho associativo ou de natureza amadora), a gestores dos espaços culturais públicos (programadores, diretores de museus, biblioteca, entre outros), a decisores políticos e eleitos (vereadores, executivo e eleitos sem pelouro, Presidentes de Junta, representantes dos partidos na Assembleia Municipal) e outras entidades relevantes no território (Universidade do Algarve, DRCA, RTA, entre outros), selecionados respeitando critérios relacionados com o ciclo de criação cultural, mas também com a diversidade de perfis, através de quatro tipos de auscultação essenciais:

 

  • Reuniões de trabalho com equipas técnicas do município, entidades responsáveis pela definição de políticas públicas regionais no domínio da cultura ou setores relacionados, em modelo de visita ao terreno e entrevista não guiada com atores representativos das forças locais. No total realizaram-se 10 reuniões com 50 participantes. Complementarmente às reuniões de trabalho foram ainda realizadas visitas a todas as juntas de freguesia do concelho, durante as quais foram adicionalmente envolvidos mais 7 participantes.
  • Entrevistas individuais realizadas entre dezembro de 2019 e junho de 2020, em diversos locais do concelho de Faro e online com recurso a um guião semiestruturado. No total realizaram-se 34 entrevistas individuais com o apoio de um facilitador (responsável pela interação com o entrevistado) e um relator (responsável pela recolha e síntese da informação).
  • Focus groups temáticos realizados em fevereiro de 2020, no Gimnásio Clube de Faro, com recurso a um guião semiestruturado. No total realizaram-se 12 focus groups, com 102 participantes, com o apoio de um facilitador (responsável pela interação com os participantes) e um relator (responsável pela recolha e síntese da informação). Os participantes foram selecionados obedecendo a vários critérios (género, faixa etária, situação profissional, nacionalidade e acessibilidade) com o objetivo de abranger perfis diversos.
  • Sessões coletivas realizadas entre fevereiro e março de 2020, em Faro, com o objetivo de envolver uma diversidade alargada de agentes do setor cultural e criativo, assim como outros cidadãos interessados. A participação foi de inscrição livre, e recorreu a uma adaptação da metodologia World Café, em 3 sessões distintas. Complementarmente, no âmbito da auscultação alargada, foram ainda recebidos contributos via contacto digital. Globalmente foram envolvidos um total de 117 participantes.

 

Após a publicação da Proposta de Plano Estratégico para a Cultura de Faro entendeu o Município realizar, uma nova fase de auscultação e participação que contou com  reuniões e sessões presenciais para apresentação e debate público da proposta. Nesse sentido, realizou-se:

    1. Sessão de apresentação pública da proposta, decorrida no Estúdio Quintalão em Faro, com transmissão online nas redes sociais do Município;
    2. Reunião com executivo da CM Faro;
    3. Reunião com entidades regionais;
    4. Apresentação em Assembleia Municipal;
    5. Sessões de esclarecimento e participação, realizadas ao longo do mês de agosto em diferentes locais do concelho, por forma a abarcar distintos pontos do território. Dessa forma foram descentralizados para o meio rural e insular os momentos de debate que também ocorreram nos principais núcleos urbanos da cidade;
    6. Consulta online, possível através da página oficial do município, onde a proposta foi exposta para escrutínio público de 5 de agosto a 16 de setembro;
    7. Disponibilização do documento para consulta em papel e recolha de contributos em todas as delegações e sedes de Juntas de Freguesia do concelho bem como na Câmara Municipal de Faro, nas instalações da Divisão de Cultura, no mesmo período. 

 

Consulte AQUI o relatório síntese das ideias debatidas durante a fase de discussão pública do PEC - Plano Estratégico para a Cultura de Faro.

 

Assista ao vídeo e fique a conhecer todas as fases e ações desenvolvidas nesta Fase de Diagnóstico do Plano Estratégico para a Cultura de Faro.