Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Serviço Educativo

O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Faro “António Ramos Rosa” promove e desenvolve um conjunto de atividades educativas, culturais, formativas e informativas para as famílias e instituições educativas do concelho de Faro. São propostas de horas do conto seguidas de ações lúdicas e pedagógicas, ajustadas à escala etária dos participantes, estimulando e promovendo sempre a leitura.

 

Programação Escolar do Serviço Educativo 2019/20

 

Guia de pais

  • Atividades - SEIC (Serviço de Educação e Intervenção Comunitária)

    SEIC (Serviço de Educação e Intervenção Comunitária)

    A Biblioteca Municipal de Faro disponibiliza aos munícipes do concelho de Faro atividades de promoção do livro e da leitura a todos os que não podem deslocar-se ao nosso espaço, procurando desta forma, ser um serviço inclusivo que promove a descentralização dos serviços da biblioteca. Com este intuito realiza atualmente atividades na Pediatria do Hospital de Faro e em Estabelecimentos Escolares.

     

     

    A Biblioteca passou por aqui
    Vamos ao Serviço de Pediatria do Hospital de Faro; Levamos livros, contamos histórias e desenvolvemos atividades com as crianças hospitalizadas.
    Público-alvo: crianças internadas na unidade de pediatria
    Local: Hospital de Faro
    Horário: 14h30

     

    Ler Juntos – Clube de Leitura
    A Biblioteca desloca-se à escola e, em horário a combinar, dinamiza várias dinâmicas criando um clube de leitura com cada turma inscrita, tendo como ponto de partida obras das Metas Curriculares e do PNL.
    Público-alvo: 1.º ciclo (2.º ano) 
    Conceção e realização: BMF
    Horário a combinar

    Documentos para Download

  • Atividades permanentes - público em geral

    ATIVIDADES PERMANENTES PARA PÚBLICO EM GERAL

     

    “… E COM PÓS DE PERLIMPIMPIM… A TARDE CHEGA AO FIM!!!”
    Hora do Conto na Sala do Conto
    Periodicidade: 2ª, 3ª e 4ª feiras – 18h00
    5ª feiras – Clube dos Pais (Pais e Avós contam histórias) – 18h00
    Sábados – 16h00
    Público-alvo: público em geral
    Local: Sala da Hora do Conto

     

    “HISTÓRIAS AO COLO”
    Hora do conto desenvolvida com recurso a adereços e objetos sugestivos ou simplesmente com o objeto livro, as histórias renascem para a plateia de bebés conduzindo-os a um mundo de sonho e imaginação…
    Horário: 18h00
    Periodicidade: todas as 6ª Feiras
    Local: Sala da Hora do Conto
    Público-alvo: crianças dos 0 aos 5 anos acompanhadas por um adulto

     

    “TEMPO PARA BRINCAR”
    Atividades na Ecoteca
    Os utilizadores poderão, de forma autónoma e mediante os materiais disponibilizados, fazer jogos, pinturas, colagens, desenhos e entre outras atividades!
    Periodicidade: 2ª Feira e Sábado das 14h00 às 19h00
    3ª a 6ª Feira das 9h30 às 19h00
    mediante disponibilidade da sala)
    Local: Ecoteca
    Público-alvo: crianças e jovens adolescentes

     

    "SÁBADOS EM FAMÍLIA"

    Mensalmente a Biblioteca Municipal de Faro promove uma atividade para pais e filhos, onde proporciona momentos de descontração, interação e aprendizagem em família. Estas atividades são dinamizadas, habitualmente, pela equipa do Serviço Educativo ou podem resultar de parcerias com outras instituições da comunidade.
    Descrição: atividades mensais para pais e filhos
    Data: mensal – último sábado de cada mês
    Horário: 16h00 – inscrição prévia
    Público-Alvo: pais e filhos

     

    "OFICINAS DE FÉRIAS"

    O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Faro organiza várias oficinas de férias, nomeadamente nas férias da Páscoa, Verão e Natal.
    Nestas oficinas o livro e a leitura ocupam um espaço privilegiado, pois é objetivo da biblioteca aproximar as crianças e os jovens da leitura. Pretendemos também promover a ocupação saudável dos tempos livres, através de actividades lúdico-pedagógicas.

  • Atividades permanentes - grupos

     

    O ARQUIVO MUNICIPAL DE FARO VAI ÀS ESCOLAS
    O Papel do Arquivo e o Arquivo em Papel (1.º ciclo)
    O que faz um arquivista? A importância da profissão e da preservação e organização dos documentos; a evolução da escrita e dos suportes documentais; os factores de risco para os documentos.

     

    VISITAS GUIADAS
    (1º, 2º e 3º Ciclo e Secundário)
    Formação de utilizadores - dar a conhecer todos os recursos existentes na Biblioteca de forma lúdica.

     

    HISTÓRIAS À SOLTA
    (creche / jardim-de-infância e 1º ciclo)
    Ouvir estórias, lendas ou poesias; sonhar de olhos abertos, estimular o gosto pelos livros e pela leitura.

     

    CRESCER NA BIBLIOTECA
    (creche / jardim-de-infância)
    Os recursos da Bebéteca (jogos, livros, fantoches) estão à disposição do Educador, para um momento diferente.

     

    À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA
    (1.º e 2.º ciclos)
    Formação de utilizadores - dar a conhecer todos os recursos existentes na Biblioteca e fornecer as ferramentas que permitem aos utilizadores realizar os seus trabalhos escolares e as suas pesquisas mais facilmente.

     

    POESIA AOS PEDAÇOS
    (2.º e 3.º ciclos e secundário)
    Ler e ouvir poesia, brincar com as palavras, com os sons e ritmos, construir e “desconstruir” poemas.

     

  • Projetos

    - AS AVENTURAS DO FARROBINHAS – A grande missão
    Pretende-se com esta história alertar as crianças para “o enorme perigo que os resíduos de plástico representam para os nossos ecossistemas e a necessidade de combater esta problemática com atitudes e comportamentos ambientalmente positivos.” Assim, tendo como ponto de partida as aventuras dos heróis farenses, esta edição encontra-se repleta de várias situações pedagógicas que nos irão ajudar a ter comportamentos e valores importantes de proteção e sustentabilidade dos ecossistemas. Desde a importância da limpeza do areal das praias até à biodiversidade existente debaixo de água, na Ria Formosa.

    2019
    31 outubro / 28 novembro / 12 dezembro

    2020
    30 janeiro / 27 fevereiro / 26 março / 30 abril / 28 maio


    Para pré-escolar (5 anos) e 1.º ciclo.
    Juntos, vamos embarcar numa nova aventura com a história dos Farrobinhas “A Grande Missão” e salvar a Ria Formosa do perigo que os plásticos representam no ecossistema.
    Conceção e realização: BMF, Serviço Educativo/FAGAR
    Horário: 10h00/14h00

     

    - CAÇADORES D’ARTE 

    Pretende estimular o interesse pela leitura, através de histórias;  Trabalhar as emoções base para o equilíbrio do homem e a valorização das artes como forma de integração na sociedade e no mercado de trabalho.

    O presente projeto desafia agentes locais, artistas, escolas, alunos, pais, leitores, professores de expressão corporal, de dança, de teatro e, ainda, dinamizadores, de várias áreas, a partilharem e a explorarem a ciência da Arte.

    Através de histórias sobre as emoções, serão trabalhadas várias dinâmicas desde a dança, música, teatro, reutilização, expressão plástica e a cromoterapia. Pretende-se com o presente projeto trabalhar com público de J.I, 1º e 2º ciclos e I.p.s.s.

    CAÇADORES D´ARTE surge, ainda, para integrar pessoas com várias deficiências, incluindo a auditiva e visual, divulgar agentes locais e dar a conhecer novos serviços disponíveis de cultura.

    Termina com uma semana dedicada à Arte, com exposições e apresentações públicas a realizar de 3 a 7 de fevereiro de 2020 na Biblioteca Municipal de Faro.

     

    2019

    13 novembro/ 4 e 11 dezembro

    2020

    7, 8, 14 e 15 janeiro/ 3 a 7 fevereiro/ 4, 5 e 6 fevereiro

     

    MOMENTOS - 2.ª ed.

    O Projeto “Momentos” pelo segundo ano escolar vem proporcionar encontros Intergeracionais, promover a biblioteca enquanto espaço de leitura e de encontros com escritores, melhorar a qualidade de vida com exercícios de relaxamento e a promoção de valores. Para participar neste projeto intergeracional basta inscrever o seu grupo de idosos e de crianças de J.I e de 1º Ciclo.

    Os encontros intergeracionais proporcionam momentos de partilha de afetos. Pretende-se trabalhar com grupos escolares e grupos de idosos em simultâneo em cada uma das sessões, na Biblioteca Municipal de Faro. Vamos explorar diversos temas através de encontros com escritores, contos, histórias, poesias, lendas, adivinhas, lengalengas, teatro, expressão corporal e música.

    O Projeto “Momentos” vem assim dar resposta e complementa o projeto “Histórias Contadas Sorrisos Partilhados”, (promovido pelo Município de Faro (BMF, GAI, BLV) que estabelecendo ou reforçando parcerias com a Plataforma Saúde em Diálogo (ESD), Associação Coração Amarelo (ACA) e Universidade do Algarve (UAlg V+), visa potenciar a consolidação da Biblioteca como local de encontro social e criativo, de desenvolvimento pessoal e cultural, tanto dos idosos como dos voluntários que integram o projeto.

    2019
    10 de outubro/21 de novembro/05 de dezembro

     

    2020
    23 de janeiro/20 de fevereiro/19 de março /16 de abril/21 de maio


     

    - QUINTAS DOS AUTORES

    O Projeto “Quintas dos Autores” vem dar resposta à necessidade de mostrar e dar a conhecer escritores residentes no Algarve junto da comunidade escolar e famílias. Pretende-se assim potenciar a Biblioteca como local de encontro de escritores, crianças e idosos de forma a enriquecer o desenvolvimento pessoal e cultural, bem como dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no incentivo à literacia.
    Também para famílias, às 18h00, na sala da Hora do Conto.

    2020

    16 janeiro/13 fevereiro/5 março/16 abril

     

    - LER JUNTOS – Clube de Leitura
    A Biblioteca desloca-se à escola e, em horário a combinar, dinamiza várias dinâmicas criando um clube de leitura com cada turma inscrita, tendo como ponto de partida obras das Metas Curriculares e do PNL.
    Público-alvo: 1.º ciclo (2.º ano) 
    Conceção e realização: BMF
    Horário a combinar

     

    - À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA
    (1.º e 2.º ciclos)
    Formação de utilizadores - dar a conhecer todos os recursos existentes na Biblioteca e fornecer as ferramentas que permitem aos utilizadores realizar os seus trabalhos escolares e as suas pesquisas mais facilmente.
     
     
    - POESIA AOS PEDAÇOS
    (2.º e 3.º ciclos e secundário)
    Ler e ouvir poesia, brincar com as palavras, com os sons e ritmos, construir e “desconstruir” poemas.
     

     

     

     

  • Como encontrar o que precisa

    A Organização da Biblioteca e o Sistema de Arrumação CDU

    Na Biblioteca podes encontrar informação sobre todos os assuntos. Aqui os documentos estão organizados e arrumados em estantes, segundo as regras próprias das bibliotecas, conforme as áreas de conhecimento a que pertencem, de acordo com as normas da Classificação Decimal Universal (CDU).

    Segundo as normas da CDU, a cada grande tema (área de conhecimento) é atribuído um número. Podes encontrar esses números nas estantes da tua Biblioteca, para te orientares. Estas normas são universais e, por isso, utilizadas em todas as bibliotecas do mundo. Nas normas da CDU, os números e os temas estão assim distribuídos:

    0 - Generalidades. Informática. Cultura. Imprensa.
    1 – Filosofia. Psicologia.
    2 – Religião.
    3 - Economia. Direito. Política. Educação. Usos e Costumes.
    4 – Classe Vazia.
    5 - Matemática. Física. Química. Zoologia.
    6 - Medicina. Tecnologia. Engenharia. Agricultura.
    7 – Arte. Arquitetura. Pintura. Música. Jogos. Desportos.
    8 – Linguagem. Linguística. Literatura.
    9 - Geografia. Biografia. História.

    Mas o que deves fazer em caso de dúvida ou se achares que sozinho não consegues encontrar o que pretendes, é pedir ajuda aos funcionários da Biblioteca, pois aqui tens sempre alguém para te dar apoio.

  • Leitores dos 9 aos 12 anos

    A origem das espécies de Charles Darwin/Sabina Radeva

    Loulé : Nuvem de Letras, 2019

     

    Plasticus maritimus, uma espécie invasora/Ana Pêgo, Isabel Minhós Martins, il. Bernardo P. Carvalho

    Carcavelos : Planeta Tangerina, 2019

     

     

    O secador de livros/Carla Maia de Almeida

    Lisboa : Caminho, 2018

     

     Robot selvagem/ Peter Brown

    Amadora : Fábula, 2018

  • Leitores dos 6 aos 8 anos

     

    A escavadora e a flor/ Joseph Kuefle

    Lisboa : Bizâncio, 2018

     

    Como aqui chegámos? : do Big Bang ao dia em que nasceste/Philip Bunting

    Amadora: Booksmile, 2019

     

    Quando a tristeza chama/ Eva Eland

    Lisboa: Horizonte, 2019

    Cornelius : uma fábula/ Leo Lionni

    Matosinhos : Kalandraka, 2019

     

  • Leitores dos 0 aos 5 anos

     

    Um dia de neve/Ezra Jack Keats

    Lisboa : Orfeu Negro, 2018

    Oh não, Sebastião!/ Chris Haughton

    Lisboa: Orfeu Negro, 2018

    Há um tigre no jardim/ Lizzy Stewart

    Amadora : Fábula, 2017

     

    Arrumado/ Emily Gravett

    Lisboa : Livros Horizonte, 2017

     

     Adeus, Peúgas /Benjamin Chaud

    Lisboa : Orfeu Negro, 2017

  • Como utilizar a biblioteca

    Uma biblioteca é um local de descoberta e divertimento, onde tu podes ler um livro, ouvir ou contar histórias, escutar música, ver um filme. Podes também ocupar o tempo participando em atividades de expressão plástica ou de expressão dramática, todas bem divertidas, ou simplesmente passar os teus tempos livres num ambiente simpático e descontraído.
    Também podes utilizar a Biblioteca para fazeres os teus trabalhos de casa, para estudar e o mais importante, para acederes à informação e ao conhecimento, procurando respostas para as tuas dúvidas e para te informares sobre qualquer assunto do teu interesse.

    Além de livros, as bibliotecas também possuem coleções de CD, de DVD e cassetes-vídeo. Existem também computadores destinados ao uso do público, assim como outros equipamentos, destinados a ajudar-te a aprender e a instruir-te, ao mesmo tempo que também podes divertir-te.

    O Setor Infantojuvenil está organizado em diferentes espaços. Na mesma Sala de Leitura onde estão arrumados os documentos em livre acesso para consulta local ou empréstimo, criámos duas zonas bem distintas: um espaço para os mais pequenos começarem a descobrir o prazer de ler e o outro para os jovens poderem estudar e encontrar os seus livros preferidos. Na zona infantil da Biblioteca, existe um cantinho muito especial, a Bebeteca, dedicado às crianças dos 0 aos 5 anos, com livros de diferentes materiais, formas e cores, puzzles e brinquedos. Temos ainda a Sala do Conto, um espaço mágico para ouvires histórias ou vires filmes e a Ecoteca, um lugar cheio de jogos onde podes passar o tempo ocupado com atividades divertidas.

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro