
Segundo a Carta de Belgrado de 1975, a educação ambiental destina-se a “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e colectivamente na resolução das dificuldades actuais, e impedir que elas se apresentem de novo.”
Tendo estes princípios orientadores, o Municipio de Faro desenvolve para cada ano letivo um programa de educação ambiental, dirigido a toda a população no geral, mas em especial à comunidade escolar, professores, pais e todos os que têm responsabilidades na educação dos mais jovens.
Pretende-se informar e sensibilizar a população para os principais problemas do ambiente e do modo como os mesmos condicionam a qualidade de vida presente e futura. Contribui-se desta forma para o desenvolvimento de uma população ambientalmente informada e interventiva, que não se limite ao cumprimento das suas obrigações individuais mas que intervenha ativamente na sociedade, no sentido de proteger os valores do ambiente e da qualidade de vida.