Anais do Município - Um desafio diferente em cada edição

29 de agosto 2018

A 40ª edição dos Anais do Município de Faro vai ser apresentada no próximo dia 22 de Setembro pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Faro, com a presença do Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau Coelho e do diretor da revista, Joaquim Romero Magalhães, estando a apresentação a cargo de Victoria Abril Cassinello.

No seu texto de apresentação desta edição, o presidente da edilidade congratula-se pela «recuperação da publicação», que em cada número é «um desafio diferente». sendo uma «revista que condensa séculos de História e um trabalho de investigação considerável, laboriosamente preparado e executado por estudiosos e entendidos nestes temas». Sublinha ainda o autarca, que o responsável pelos Anais, Joaquim Romero Magalhães, «é a pessoa certa no lugar certo», sendo os «Anais de hoje o seu rosto, que mistura experiência e juventude, paixão e conhecimento, passado e futuro».

Por seu turno, o diretor dos Anais, para além de sublinhar a importância do retomar da regularidade, conseguida desde 2016, com a saída anual de um número, considera que este tipo de publicação apela e «consegue uma colaboração muito qualificada», quer com a presença de «estudos devidamente fundamentados em pesquisas eruditas», quer com uma vertente memorialista de «tempos vividos e reconstituídos».

Para Romero Magalhães, «as preocupações com as matérias culturais tendem a fazer avançar o conhecimento das terras e das gentes, e, «os nossos Anais não têm deixado de cumprir o seu dever. No que, se não são únicos, poucos mais exemplos de regularidade se têm em todo o país», sublinha.

A figura do José António Pinheiro e Rosa, fundador dos Anais do Município de Faro, foi, nesta 40ª edição exaltada, quer pelo autarca, que o considera «uma figura maior da cultura farense», quer pelo diretor da publicação, que refere também o trabalho do seu continuador, Libertário Viegas.

Entre os colaboradores desta edição dos Anais, contam-se, João Pedro Bernardes, José da Encarnação, Isabel Vargues, Carlos Pereira, Fernando Pessanha, Patrícia Palma, Marco Sousa Santos, Marco Lopes, Susana Paté, Maria Luísa Martins, Luís Santos, Carla Guerreiro, Edite Esteves, Lina Vedes, Marília Castro e João Leal