Município de Faro promove VII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

07 de janeiro 2019

O Município de Faro promove a VII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, instituído em 1999, em homenagem ao Poeta nascido em Faro, vulto maior do panorama poético nacional e internacional e patrono da Biblioteca Municipal.

O prémio, no valor de € 5000, conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP, que apoia este evento bienal desde 2015.

A entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 de janeiro e 30 de abril e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2017 e 2018.

O júri será composto pelo Professor Doutor Fernando Pinto do Amaral, Dr.ª Helena Vasconcelos e Professor Doutor João Minhoto Marques.

Este prémio, do qual já se realizaram seis edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015 e 2017, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais e João Luís Barreto Guimarães.

A cerimónia de entrega do Prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.

As Normas de Participação poderão ser consultadas em: http://www.cm-faro.pt/pt/menu/911/vi-premio-nacional-de-poesia-antonio-ramos-rosa.aspx