Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Ir para conteúdo

Município de Faro promove VII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Município de Faro promove VII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Noticias

07 de janeiro 2019

O Município de Faro promove a VII Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, instituído em 1999, em homenagem ao Poeta nascido em Faro, vulto maior do panorama poético nacional e internacional e patrono da Biblioteca Municipal.

O prémio, no valor de € 5000, conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP, que apoia este evento bienal desde 2015.

A entrega das obras concorrentes decorrerá entre 7 de janeiro e 30 de abril e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2017 e 2018.

O júri será composto pelo Professor Doutor Fernando Pinto do Amaral, Dr.ª Helena Vasconcelos e Professor Doutor João Minhoto Marques.

Este prémio, do qual já se realizaram seis edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015 e 2017, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais e João Luís Barreto Guimarães.

A cerimónia de entrega do Prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.

As Normas de Participação poderão ser consultadas em: http://www.cm-faro.pt/pt/menu/911/vi-premio-nacional-de-poesia-antonio-ramos-rosa.aspx