Faro comemora mais um Dia do Município

03 de setembro 2019

O próximo dia 7 de Setembro será de festa para o concelho de Faro, com as comemorações de mais um Dia do Município. Destacam-se, no programa, a habitual sessão solene, que este ano terá lugar na Universidade do Algarve em homenagem ao 40.º aniversário da instituição, o descerramento de duas placas toponímicas, a inauguração de duas exposições e a abertura do programa de dinamização do comércio local, “Baixa Street Fest – Sábados em Família”.

O dia 7 começa, como habitualmente, com o Hastear das Bandeiras (9:00) que este ano decorre no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Faro, ocasião em que se realizará a cerimónia de aposição das insígnias aos Bombeiros Sapadores promovidos.

Segue-se uma muito preenchida Sessão Solene (10:00) no Campus da Penha (Auditório 1.5), que este ano comemora também o 40.º aniversário da Universidade do Algarve e a justa homenagem que Faro faz a 9 individualidades e coletividades do concelho, nomeadamente: Armindo Silva, Aeroporto de Faro, Rui Baeta, Manuel Amaro Bernardo, José Manuel Caetano, Jorge Viegas, Joana Santos, Gastão Cruz, D. Manuel Neto Quintas e Teresa Rita Lopes.

Será também realizada nesta sessão a Atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a Funcionários Municipais e assinados dois relevantes protocolos. Nota finalmente para a presença dos dignitários das cidades estrangeiras de Matola (Moçambique) e Pafos (Chipre), com quem o Município de Faro vem estreitando relações em diversos domínios, numa sessão que será abrilhantada pelo mestre acordeonista bordeirense, Nelson Conceição, e pela importante fadista de Estoi, Cristina Paulo. As atividades prolongam-se depois pela tarde, conforme o programa abaixo. Programa completo do Dia da Cidade | 7 de Setembro:

9H00, Quartel dos Bombeiros Sapadores:- Cerimónia do Hastear das Bandeiras - Aposição de insígnias aos Sapadores promovidos

10h00, Campus da Penha, Auditório 1.5 do Complexo Pedagógico:- Sessão Solene

15h00, (junto à) Igreja de S. Luís:- Descerramento do Topónimo “Praceta João Sustelo”

15h30, Horta do Rodolfo:- Descerramento do Topónimo “Praceta António Rodrigues Páscoa”

16h00, Rua de Santo António:– Abertura da iniciativa “Baixa Street Fest - Sábados em Família”

18h00, Museu Regional do Algarve:- Inauguração da Exposição “Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes – Ilha da Culatra”

20h30, Club Farense:- Inauguração da Exposição “A Tradição Marítima de Chipre: Desde a Antiguidade até aos Tempos Modernos”

A Câmara Municipal tem, assim, a honra de convidar todos os munícipes e todos que nos queiram visitar, a participarem nas atividades do dia 7 de setembro.